Iniciativa surgiu depois de constatado aumento gradativo de casos em Cruzeiro do Oeste
O município de Cruzeiro do Oeste desenvolveu o projeto Espetáculo 3D que, por meio de uma peça teatral, informou, conscientizou e deu voz às crianças e adolescentes que sofrem qualquer tipo de abuso. A iniciativa foi um sucesso, atingindo cerca de 20 mil pessoas, considerando a comunidade local, os visitantes que vieram prestigiar a obra e os festivais paranaenses de teatro.
A temática foi desenvolvida por uma junção de diversos segmentos públicos da cidade. Entre eles, a Secretaria Municipal de Assistência Social e o Departamento de Cultura. A ideia surgiu depois de analisarem o aumento gradativo de casos relacionados no município. Sendo assim, foi pensada uma campanha que fosse assertiva e que retratasse o cenário local.
O Espetáculo 3D – Depois da Dor manifesta o drama de uma criança que passa por um abuso e precisa continuar a sua vida, tendo a necessidade de falar, mesmo depois da dor. A peça teatral rendeu diversos prêmios em festivais paranaenses, pela delicadeza e originalidade em abordar algo tão sério de forma leve e informativa.
Em Cruzeiro do Oeste, foram realizadas 15 apresentações gratuitas, que atingiram todas as crianças e adolescentes da rede municipal, estadual e particular de ensino, bem como o público em geral. Ao todo, 10 mil cidadãos do município prestigiaram a peça, o que representa cerca de 50% da população local.
Depois de abordar o tema por meio do espetáculo, as psicólogas da cidade encorajaram os alunos a expressarem os seus sentimentos por meio do desenho. A equipe técnica do CREAS analisou cada um deles e realizou os encaminhamentos necessários. Depois disso, o número de denúncias registradas aumentou, exatamente pelo incentivo à fala.
Os bons resultados garantiram ao projeto o Troféu do Prêmio Gestor Público Paraná 2021, uma das premiações mais importantes desse segmento no país.
Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.