O município de Apucarana, no norte do Paraná, criou o projeto Apucarana mais verde, adotando uma política pública que busca soluções para retirar resíduos sólidos do meio ambiente. Entre as iniciativas, estão a coleta e a destinação adequada de retalhos têxteis, pneus, móveis, eletrodomésticos e o incentivo e apoio à reciclagem com programas que beneficiam o meio ambiente, munícipes e empresas da região. O projeto, na maioria das vezes, é a única fonte de renda das cerca de 70 famílias.
Apucarana é um polo de confecção paranaense, com destaque para a produção têxtil. A cidade possui cerca de 2.200 empresas de confecção, respondendo por 25% da produção do Estado. No entanto, a fabricação tem um problema a ser resolvido: os resíduos têxteis que são descartados de forma incorreta. Com a implantação do Apucarana mais verde, a prefeitura conseguiu uma empresa parceira para recolher os restos de tecido, direto das fábricas, e transformá-los em redes e tapetes. Além disso, com a parceria os empresários passaram a economizar o dinheiro que antes era usado para fazer o descarte correto.
Segundo o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, 30% do lixo pode ser reciclado, mas somente 3% são. Em Apucarana, com a iniciativa Apucarana mais verde foram reciclados 8% dos materiais recolhidos, ou seja, acima do resultado nacional.
Os bons resultados garantiram ao projeto o Troféu do Prêmio Gestor Público Paraná 2021, uma das premiações mais importantes desse segmento no país.
Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.