Os gestores de Maringá demonstraram sua preocupação com a saúde pública com a criação do projeto Implantação do Portal Saúde: Acesso do Cidadão ao Cartão Saúde Maringá, que está mudando a vida da população com o aprimoramento do sistema de atendimento à saúde.
Premiado com um troféu Prêmio Gestor Público durante a segunda edição do PGP-PR, o projeto permite aos moradores o acesso ao Portal Saúde Maringá, desde que estes utilizem a rede municipal de saúde, já estejam cadastrados no Sistema Gestor Saúde e possuam o Cartão Saúde Maringá.
Iniciado em 2013, o empreendimento permite aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) o cadastro para visualizar todos os recursos a ele disponibilizados, possibilitando a impressão de laudos de exames laboratoriais, do último atestado vacinal, da carteira de vacinação e do histórico de atendimentos realizados nas Unidades de Saúde.
O projeto ajuda a manter a população informada sobre as ações da Secretaria Municipal de Saúde e receber atendimento pela equipe de suporte do Portal Saúde Maringá.
Modernização
Comprometida com a gestão de informação, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maringá vem acumulando experiências em relação à incorporação de Tecnologia de Informações e Comunicação em Saúde (TICS).
A secretaria identificou a falta de uma ferramenta para se comunicar com a população que representasse um avanço frente ao Sistema de Gerenciamento em Saúde (SGS) que o órgão já utilizava.
No SGS, todos os profissionais da área já fazem o acesso para realizar seu trabalho e atender com qualidade à população. Porém, antes do Sistema tudo era feito manualmente e o cidadão tinha que se dirigir à unidade para retirar resultados de exames, solicitar cópias de registro de atendimento e retirar a segunda via da carteira de vacinação.
Assim, surgiu a oportunidade de viabilizar o acesso do cidadão a tais informações, o que facilitou e melhorou os serviços de saúde, com o desenvolvimento do portal Saúde Maringá – com tecnologia web.
Desde 2005, a SMS vem construindo a infraestrutura básica de hardware e redes de comunicação e implantando soluções informatizadas para rede municipal de atenção do SUS.
O projeto dá continuidade ao desenvolvimento tecnológico da rede de saúde, por meio de um conceito sistêmico que permite a inclusão, alteração e exclusão de notícias, artigos, imagens e arquivos, sem a necessidade de conhecimento de programação por parte do responsável pela manutenção do portal.
Através do site do portal, lançado em 28 de abril de 2014, os cidadãos conseguem visualizar, imprimir ou gerar arquivo em PDF de diversos dados referentes ao seu histórico de atendimento e serviços de saúde. Tudo isso para garantir a segurança do site.
Para acessar o site, o cidadão recebe orientações nas Unidades Básicas de Saúde, onde também são geradas as senhas para obtenção do Cartão Saúde – necessárias para o primeiro ingresso no portal. Entretanto, a alteração da senha pode ser feita no próprio portal, facilitando a vida do cidadão.
Praticidade
Com o crescimento da população e da demanda de atendimento na rede municipal de saúde de Maringá, o volume de serviços disponibilizados também precisa crescer com qualidade.
Por isso, o projeto visa facilitar o acesso do cidadão ao serviço de saúde pública, visto que ele não precisará se deslocar até a Unidade Básica de Saúde, tampouco enfrentar filas e esperas, além de ter a seu alcance mais informações e de poder aprimorar seu conhecimento ao utilizar a ferramenta informatizada disponível no Portal Saúde.
Com o crescimento do uso de novas tecnologias, principalmente no meio on-line, a Secretaria decidiu incorporar o uso de tecnologia de informações e comunicação em saúde ao projeto, disponibilizando ao cidadão informações essenciais sobre os serviços de saúde, bem como consulta aos registros de seu atendimento, e benefícios que dão mais praticidade ao processo.
O Portal Saúde tem recebido muitos visitantes e foram geradas mais de 17 mil senhas nas Unidades de Saúde, o que mostra o interesse da população no projeto.
Na seção fale conosco, já foram registrados 56 questionamentos de usuários, 18 textos ou fichas para publicação no portal e 16 convites recebidos de outros setores.
Todas as mensagens recebidas por e-mail são respondidas no mesmo dia.