Iniciativa promove inclusão social, com desenvolvimento do bem-estar do corpo e melhora da autoestima dos atletas em Campo Mourão
O Projeto S – Natação Paralímpica, desenvolvido pela Fundação de Esportes de Campo Mourão, formou uma equipe de natação paralímpica. Essa iniciativa traz benefícios significativos para atletas que estão entre os 10 e 18 anos de idade: melhora da qualidade de vida, elevação da autoconfiança e incentivo à participação ativa na comunidade.
A principal missão do projeto é garantir o protagonismo social de crianças e adolescentes com deficiência. Os jovens atletas são preparados para disputar competições em todo o território nacional. Atualmente, o grupo realiza treinamentos com um profissional de educação física que tem ampla experiência em natação competitiva.
Os primeiros legados já começaram a aparecer. Em 2019, 20% dos atletas que formavam a equipe participaram de competições no cenário estadual. Nas competições nacionais, um deles garantiu três medalhas de ouro e quebrou três recordes na categoria S7 (classificação paralímpica para deficiência física), nas provas 50 metros costas, 50 metros borboleta e 50 metros livre.
Além de promover a independência das crianças e adolescentes com deficiência, o custo agregado para a realização do projeto é baixo. Hoje, o gasto é apenas da remuneração do profissional, porque as aulas acontecem na piscina municipal, onde todos os materiais utilizados já estão disponíveis.
Os bons resultados garantiram ao projeto o Troféu Prêmio Gestor Público Paraná 2021, uma das premiações mais importantes desse segmento no país.
Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.