Premiado com o troféu Prêmio Gestor Público Tecnologia da Informação durante a segunda edição do PGP-PR, o projeto Ônibus Digital – Inclusão Digital, Cultural e Educacional vem disseminando cultura no município de Nova Aurora.
Ao reconhecer a importância da educação para o desenvolvimento social, a prefeitura municipal criou políticas públicas para facilitar o acesso da comunidade a conteúdos e estruturas que auxiliem no processo de ensino e aprendizagem de todas as idades.
Os gestores de Nova Aurora criaram o projeto em 2014 com o intuito de levar conhecimento à população por meio da literatura de fácil acesso, navegação supervisionada na internet, capacitação e cursos básicos de acordo com as demandas levantadas pelos agentes em encontros com os moradores. 
Com o projeto, a população passou a ter um incentivo maior à leitura e mais acesso à informação, tanto por meio da literatura quanto pela internet, ao acessar notícias do mundo todo. Além disso, foi capacitada para o uso de tecnologias como computadores, por exemplo.
A meta do projeto é atender, no mínimo, a mil pessoas no primeiro ano de atuação. Além do foco em crianças e adultos, a iniciativa também é voltada a pessoas idosas a fim de ensiná-las e capacitá-las para que aprendam a usar as tecnologias a seu favor – e isso pode diminuir os riscos de golpes contra os idosos.

Tradição e inovação
O município de Nova Aurora já tem certa tradição em ações de inovação e tecnologia em projetos de inclusão digital. Exemplos disso são os telecentros comunitários e o programa Nova Aurora Digital, que, entre outros serviços, entrega internet gratuita para a população.
Como os gestores municipais já estão atentos à questão da importância da aliança entre educação e tecnologia, a ideia do projeto Ônibus Digital surgiu do reaproveitamento dos ônibus escolares que não podem mais ser utilizados para o transporte dos alunos. 
Ao invés de descartar o ônibus em leilão, os gestores decidiram utilizá-lo para outra finalidade, fazendo dele o espaço para um laboratório itinerante de fomento aos diversos modelos de conhecimento.
Numa parceria entre as secretarias de Educação e Cultura, de Obras, de Administração e a prefeitura municipal, foi possível desenvolver um projeto de inclusão que contempla no mesmo ambiente o acesso a internet, recursos audiovisuais de TV e DVD e, ainda,  leitura – com a instalação de uma minibiblioteca.

O ônibus
O Ônibus Digital é adaptado para ser um ambiente de ensino e aprendizado. Com o aproveitamento da estrutura do ônibus escolar, foi construído um laboratório com nove computadores e uma minibiblioteca com livros para crianças, jovens e adultos. 
Os frequentadores do projeto também podem usufruir de recursos tecnológicos como TV, DVD e três tablets – utilizados para cursos e aulas sobre dispositivos móveis. Além disso, o Ônibus Digital itinerante conta com acesso a internet por cabo e wi-fi gratuito para conexão por meio dos dispositivos móveis. 
Para adaptar o Ônibus Digital, não foi necessário muito investimento, e, ao analisar os resultados que traz para a população, os custos ficam ainda menores. 
Como estava em desuso, o ônibus não teve custo algum. As mesas, cadeiras, computadores e monitores foram retirados de telecentros fixos – que estão sendo renovados –, para capacitar os usuários do programa de inclusão digital, cultural e educacional. Assim, o custo foi apenas com a adaptação interna, plotagem externa, climatização e sistema de internet.
Embora alunos da rede municipal de ensino e seus familiares sejam os principais usuários do projeto, pessoas de todas as idades podem participar dele. A pretensão dos gestores de Nova Aurora é estender o atendimento a toda a comunidade do entorno das escolas e órgãos públicos ou ainda residências de comunidades rurais que possuírem ponto de acesso à internet ou mesmo por rádio frequência, quando possível direto da rede de internet pública municipal.

Conhecimento
O principal resultado do projeto Ônibus Digital – Inclusão Digital, Cultural e Educacional é levar mais conhecimento à população.
O cidadão informado é capaz de analisar os fatos, pensar em coisas diferentes, formar sua própria opinião e expor suas ideias, sem ser facilmente influenciado por opiniões ou meios de comunicação em massa.
Para a formação crítica dos indivíduos, a leitura e o acesso à informação são fundamentais, e é isso que o projeto possibilita, ou seja, criar um meio de produção de conhecimento para a comunidade e fazer com que os usuários do programa adquiram o hábito da leitura.

 

Relacionados

1 DE OUTUBRO DE 2024

Outubro rosa: mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo...

30 DE SETEMBRO DE 2024

Retrospectiva: conheça os projetos premiados na categoria Tecnologia e Inovação

A cada edição, a premiação celebra projetos que impulsionam o desenvolvimento...

30 DE SETEMBRO DE 2024

Unioeste oferece pós-graduação gratuita na área de educação fiscal

O curso tem como objetivo capacitar profissionais para compreender a importância do uso...