Ex-participantes do projeto se candidataram nas últimas eleições municipais
Crianças e adolescentes de Maringá não ficam mais só observando, elas passaram a participar ativamente do Poder Legislativo da cidade. A Câmara Municipal, por meio da Escola Legislativa, implantou o projeto “Câmara Mirim: Empoderando Crianças e Adolescentes para a Cidadania”. O projeto estimula a participação dos alunos na gestão pública contribuindo para a formação de cidadãos conscientes sobre a administração do dinheiro público.
O projeto funciona exatamente como uma câmara de vereadores. As crianças levam as matérias para serem discutidas e também fazem as pautas, depois disso são levadas para discussões realizadas no Plenário ou, devido à pandemia, em reuniões online. Se aprovadas, as matérias são encaminhadas para as autoridades e/ou respondidas pelo prefeito e por vereadores. Desta forma, as crianças passam a entender na prática como funciona o Poder Legislativo.
A iniciativa auxilia na formação de cidadãos mais conscientes do funcionamento da administração pública brasileira e mais ativos em relação à gestão pública.
A seleção envolve entrevistas para compreender o objetivo e as ideias dos alunos e também visitas guiadas explicativas. Apesar de o número de titulares ser limitado, os suplentes também compõem as discussões, aprendendo junto sobre cidadania e participação política.
O projeto vem rendendo bons frutos, na última eleição municipal, ex-participantes da iniciativa se candidataram para disputar o cargo de vereador da cidade de Maringá.
Os bons resultados garantiram ao projeto Troféu Prêmio Gestor Público Paraná, em 2016 e uma Menção Honrosa em 2017, uma das premiações mais importantes desse segmento no país.
Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.