CONFIRA O PROGRAMA BOM GESTOR PÚBLICO SOBRE ESSE PROJETO:
Plataforma solucionou erros históricos em mapas e numerações da cidade
A inovação tem sido a chave para resolver velhos problemas em municípios brasileiros. Em Marechal Cândido Rondon, no Oeste paranaense, a população enfrentava um problema recorrente: as pessoas tinham dificuldade para encontrar os endereços em seus trajetos habituais. Isso acontecia porque a implantação da numeração foi realizada de maneira equivocada. Houve a inversão de numeração par/ímpar na segmentação de trechos, que trouxe esse problema para a população. Para solucionar o problema, a própria Prefeitura desenvolveu uma ferramenta de geolocalização, chamada SIG GEO.
O SIG GEO é uma plataforma de georreferenciamento que auxilia na tomada de decisão do gestor e corrige problemas de localização. Antes da ferramenta, a população tinha uma grande dificuldade em localizar os endereços corretos, pois a cidade possuía uma base cartográfica deficiente. Isso também prejudicava os serviços públicos do município, pois a prefeitura não tinha informações precisas sobre a situação de cada local.
A plataforma, desenvolvida pela Secretaria de Coordenação e Planejamento, garante uma maior assertividade nas intervenções da prefeitura para a definição e realização de obras, possibilitando que engenheiros e arquitetos possam conhecer detalhadamente o local em que serão realizadas as intervenções. Outro ponto de destaque da iniciativa é o enriquecimento das informações relativas aos endereços da cidade.
O SIG Geo supre essa demanda quanto à geolocalização e à falta de informação dos navegadores de GPS com o levantamento de todas as vias da cidade. A principal finalidade da ação é contribuir para a modernização da Administração Municipal de maneira escalável, com ênfase na melhoria da qualidade da informação, por meio de sistemas de georreferenciamento e geoprocessamento.
Entre os benefícios do projeto estão maior rapidez na tomada de decisão, auxiliando as secretarias na prestação de serviços aos munícipes, na fiscalização de obras públicas e pagamentos por execução, na quantificação da produção rural e a correção dos dados geográficos da cidade, tanto junto aos órgãos federais quanto às plataformas de mapas.
Os bons resultados garantiram ao projeto o Troféu PGP-PR Tecnologia e Informação 2020, uma das premiações mais importantes desse segmento no país.
Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.