CONFIRA O PROGRAMA BOM GESTOR PÚBLICO SOBRE ESSE PROJETO:

Mandirituba criou a plataforma Sala do empreendedor no qual é possível emitir certidões, cartão CNPJ ou tirar dúvidas

A chegada da pandemia do novo coronavírus pegou todo mundo de surpresa. A economia brasileira, que já atravessava uma grande crise e dava sinais de recuperação, desacelerou. Com isso, muitas pessoas perderam o emprego antes e durante a pandemia. A solução encontrada foi abrir sua própria empresa, como Microempreendedores Individuais (MEIs). Pensando nisso, a Prefeitura de Mandirituba, na Região Metropolitana de Curitiba, desenvolveu o Aplicativo Sala do Empreendedor.

Prefeito de Mandirituba, Luis Antonio Biscaia, recebe a Menção Honrosa pelo Aplicativo Sala do Empreendedor

Com a abertura das empresas, a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho identificou que muitos microempreendedores estavam com dificuldades em relação às burocracias que abrir uma empresa demanda, como em emitir documentos, certidões, ou mesmo a falta de conhecimento dos procedimentos, datas de licitação e seus mecanismos, entre outros. Por este motivo, surgiu a ideia de desenvolver o aplicativo, que pudesse ajudar as pessoas a resolver estas pendências.

Com a criação do aplicativo, a prefeitura democratizou o acesso a essas informações, reunindo todos os serviços em um só espaço, criando um canal de comunicação entre o empreendedor e a gestão pública. No aplicativo é possível fazer os seguintes serviços:

  • Divulgação de vagas em cursos de aperfeiçoamento;
  • Notícias de interesse dos microempreendedores;
  • Divulgação de licitações destinadas aos MEIs, incentivando-os a participarem dos processos.;
  • Realizar a consulta e download de certidões, cartão CNPJ, CCMEI;
  • Tirar dúvidas diretamente com a Sala do Empreendedor da cidade.

A iniciativa promove a formalização de pequenas empresas, fomentando a economia local e garantindo o acesso aos serviços públicos de forma digital. O resultado disso foi o número de atendimentos na Sala do Empreendedor que teve um salto significativo, aumentando cerca de 700% em apenas dois anos, de acordo com dados da prefeitura. O índice demonstra na prática o crescimento da formalização e do interesse pelos serviços relacionados a esse grupo de empreendedores.

Os bons resultados garantiram ao projeto Troféu Prêmio Gestor Público Paraná, em 2019 e uma Menção Honrosa em 2020, uma das premiações mais importantes desse segmento no país. Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

 

Relacionados

9 DE MAIO DE 2024

Guarapuava integra dados municipais em plataforma única

Portal GeoGuarapuava dispensa atuação in loco para obter informações...

26 DE ABRIL DE 2024

Maringá entrega moradias para população de baixa renda

Cerca de 800 famílias foram beneficiadas com o projeto...

20 DE ABRIL DE 2024

Paranavaí transforma cena cultural do município com projetos de comunicação

O projeto tem registrado um notável aumento na participação da comunidade, com eventos...