CONFIRA O PROGRAMA BOM GESTOR PÚBLICO SOBRE ESSE PROJETO:

Mandirituba criou a plataforma Sala do empreendedor no qual é possível emitir certidões, cartão CNPJ ou tirar dúvidas

A chegada da pandemia do novo coronavírus pegou todo mundo de surpresa. A economia brasileira, que já atravessava uma grande crise e dava sinais de recuperação, desacelerou. Com isso, muitas pessoas perderam o emprego antes e durante a pandemia. A solução encontrada foi abrir sua própria empresa, como Microempreendedores Individuais (MEIs). Pensando nisso, a Prefeitura de Mandirituba, na Região Metropolitana de Curitiba, desenvolveu o Aplicativo Sala do Empreendedor.

Prefeito de Mandirituba, Luis Antonio Biscaia, recebe a Menção Honrosa pelo Aplicativo Sala do Empreendedor

Com a abertura das empresas, a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho identificou que muitos microempreendedores estavam com dificuldades em relação às burocracias que abrir uma empresa demanda, como em emitir documentos, certidões, ou mesmo a falta de conhecimento dos procedimentos, datas de licitação e seus mecanismos, entre outros. Por este motivo, surgiu a ideia de desenvolver o aplicativo, que pudesse ajudar as pessoas a resolver estas pendências.

Com a criação do aplicativo, a prefeitura democratizou o acesso a essas informações, reunindo todos os serviços em um só espaço, criando um canal de comunicação entre o empreendedor e a gestão pública. No aplicativo é possível fazer os seguintes serviços:

  • Divulgação de vagas em cursos de aperfeiçoamento;
  • Notícias de interesse dos microempreendedores;
  • Divulgação de licitações destinadas aos MEIs, incentivando-os a participarem dos processos.;
  • Realizar a consulta e download de certidões, cartão CNPJ, CCMEI;
  • Tirar dúvidas diretamente com a Sala do Empreendedor da cidade.

A iniciativa promove a formalização de pequenas empresas, fomentando a economia local e garantindo o acesso aos serviços públicos de forma digital. O resultado disso foi o número de atendimentos na Sala do Empreendedor que teve um salto significativo, aumentando cerca de 700% em apenas dois anos, de acordo com dados da prefeitura. O índice demonstra na prática o crescimento da formalização e do interesse pelos serviços relacionados a esse grupo de empreendedores.

Os bons resultados garantiram ao projeto Troféu Prêmio Gestor Público Paraná, em 2019 e uma Menção Honrosa em 2020, uma das premiações mais importantes desse segmento no país. Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

 

Relacionados

22 DE JULHO DE 2024

Ubiratã fornece assistência a jovens em situação de extrema pobreza

Projeto municipal promove inclusão social com estímulo à cidadania e cultura...

24 DE MAIO DE 2024

Cascavel reforça empreendedorismo feminino

Suporte financeiro é dado a mulheres que desejam abrir negócio...

17 DE MAIO DE 2024

Guarapuava otimiza atendimento médico com inteligência artificial

 Plataforma SARA faz com que teleconsultas tenham tempo de espera reduzido...