CONFIRA O PROGRAMA BOM GESTOR PÚBLICO SOBRE ESSE PROJETO:


Regularização do imposto fez com que houvesse maior adimplência no pagamento da taxa, usada para o gerenciamento dos resíduos sólidos domiciliares

O gerenciamento de resíduos sólidos domiciliares, mais conhecido como “taxa de coleta de lixo”, serve para subsidiar a utilização de serviços públicos, como: coleta, transporte, reciclagem, tratamento e destinação final ambientalmente correta dos resíduos produzidos nas residências. Buscando melhorar o serviço e aumentar a arrecadação, o município de Nova Esperança, no Norte Central, desenvolveu o projeto Regularização da Taxa de Lixo, que permitiu a construção do Ecoponto.

Prefeito de Nova Esperança, Moacir Olivatti, foi contemplado com o Certificado de Reconhecimento pelo projeto de Regularização da Taxa de Lixo

Nova Esperança gera atualmente cerca de 6.700 toneladas de resíduos sólidos domiciliares por ano, o equivalente a 559 toneladas por mês. Antes do projeto, apenas 52% da população pagava a taxa de lixo de forma correta, prejudicando a arrecadação municipal e criando um déficit nas contas públicas. Com a implementação da iniciativa, a adimplência no pagamento da taxa chegou a 96%.

A regularização também garantiu alguns benefícios para a cidade, entre eles a construção do Ecoponto, um local de entrega voluntária para coleta de itens não mais utilizados; maior frequência do caminhão da coleta passando nas ruas; e também a aquisição de novos veículos.

A prefeitura realizou campanhas de conscientização para que a população entendesse a necessidade de aumentar a taxa, conscientizando sobre a sua importância e como isso seria revertido em melhorias e serviços para todos os moradores. Uma lei foi aprovada pela Câmara de Vereadores e a nova taxa de lixo passou a ser cobrada na conta de água, após a prefeitura fechar convênio com a Sanepar. Agora, o serviço que antes dava déficit já é autossuficiente financeiramente. 

Os bons resultados garantiram a Nova Esperança o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2020, uma das premiações mais importantes desse segmento no país. Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

 

Relacionados

17 DE MAIO DE 2024

Guarapuava otimiza atendimento médico com inteligência artificial

 Plataforma SARA faz com que teleconsultas tenham tempo de espera reduzido...

9 DE MAIO DE 2024

Guarapuava integra dados municipais em plataforma única

Portal GeoGuarapuava dispensa atuação in loco para obter informações...

26 DE ABRIL DE 2024

Maringá entrega moradias para população de baixa renda

Cerca de 800 famílias foram beneficiadas com o projeto...

20 DE ABRIL DE 2024

Paranavaí transforma cena cultural do município com projetos de comunicação

O projeto tem registrado um notável aumento na participação da comunidade, com eventos...