CONFIRA O PROGRAMA BOM GESTOR PÚBLICO SOBRE ESSE PROJETO:

Jardim Alegre Energia Renovável reduziu os gastos com energia em 30% no município e trouxe mais qualidade de vida aos moradores

As lâmpadas de LED são mais econômicas, consumindo menos energia e com vida útil e capacidade de iluminação superiores às demais. Foi com esse pensamento em mente que o município de Jardim Alegre, no Norte Central do Paraná, desenvolveu o projeto Jardim Alegre Energia Renovável, que teve como objetivo tornar a iluminação do município 100% sustentável.

Prefeito José Roberto Furlan foi coroado com Certificado de Reconhecimento pelo projeto Jardim Alegre Energia Renovável

A iniciativa trabalha em duas grandes frentes para que toda a iluminação da cidade seja mais barata e com melhor qualidade. Para isso, foram trocadas todas as lâmpadas comuns dos postes por LED. A cidade também criou um parque próprio de geração de energia solar, que será utilizado para a iluminação pública, diminuindo assim a conta de luz dos moradores.

Ao todo foram mais de 1.500 pontos de substituição das lâmpadas, que além de proporcionarem economia, também refletem em um aumento significativo do conforto e percepção visual das vias, trazendo mais segurança e resultando em um maior número de pessoas circulando à noite, utilizando as praças e parques da cidade.

Outro ponto de destaque do projeto foi a economia de custos. Com garantia de 5 anos nos equipamentos adquiridos, a prefeitura não precisou mais se preocupar com a manutenção dos postes, sendo que em caso de problemas a própria empresa fornecedora realiza os reparos e substituições. O parque de geração de energia solar começou a sair do papel em 2020, com a aprovação da contratação do sistema, que prevê suprir, inicialmente, 45% de toda a demanda energética para a iluminação pública.

Após a instalação do parque, a prefeitura buscará a instalação de placas solares em outros prédios públicos da cidade. Os bons resultados garantiram ao projeto o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2020, uma das premiações mais importantes desse segmento no país.

Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados

24 DE MAIO DE 2024

Cascavel reforça empreendedorismo feminino

Suporte financeiro é dado a mulheres que desejam abrir negócio...

17 DE MAIO DE 2024

Guarapuava otimiza atendimento médico com inteligência artificial

 Plataforma SARA faz com que teleconsultas tenham tempo de espera reduzido...

9 DE MAIO DE 2024

Guarapuava integra dados municipais em plataforma única

Portal GeoGuarapuava dispensa atuação in loco para obter informações...

26 DE ABRIL DE 2024

Maringá entrega moradias para população de baixa renda

Cerca de 800 famílias foram beneficiadas com o projeto...

20 DE ABRIL DE 2024

Paranavaí transforma cena cultural do município com projetos de comunicação

O projeto tem registrado um notável aumento na participação da comunidade, com eventos...