CONFIRA O PROGRAMA BOM GESTOR PÚBLICO SOBRE ESSE PROJETO:
Jardim Alegre Energia Renovável reduziu os gastos com energia em 30% no município e trouxe mais qualidade de vida aos moradores
As lâmpadas de LED são mais econômicas, consumindo menos energia e com vida útil e capacidade de iluminação superiores às demais. Foi com esse pensamento em mente que o município de Jardim Alegre, no Norte Central do Paraná, desenvolveu o projeto Jardim Alegre Energia Renovável, que teve como objetivo tornar a iluminação do município 100% sustentável.
A iniciativa trabalha em duas grandes frentes para que toda a iluminação da cidade seja mais barata e com melhor qualidade. Para isso, foram trocadas todas as lâmpadas comuns dos postes por LED. A cidade também criou um parque próprio de geração de energia solar, que será utilizado para a iluminação pública, diminuindo assim a conta de luz dos moradores.
Ao todo foram mais de 1.500 pontos de substituição das lâmpadas, que além de proporcionarem economia, também refletem em um aumento significativo do conforto e percepção visual das vias, trazendo mais segurança e resultando em um maior número de pessoas circulando à noite, utilizando as praças e parques da cidade.
Outro ponto de destaque do projeto foi a economia de custos. Com garantia de 5 anos nos equipamentos adquiridos, a prefeitura não precisou mais se preocupar com a manutenção dos postes, sendo que em caso de problemas a própria empresa fornecedora realiza os reparos e substituições. O parque de geração de energia solar começou a sair do papel em 2020, com a aprovação da contratação do sistema, que prevê suprir, inicialmente, 45% de toda a demanda energética para a iluminação pública.
Após a instalação do parque, a prefeitura buscará a instalação de placas solares em outros prédios públicos da cidade. Os bons resultados garantiram ao projeto o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2020, uma das premiações mais importantes desse segmento no país.
Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.