CONFIRA O PROGRAMA BOM GESTOR PÚBLICO SOBRE ESSE PROJETO:

 

Buscando deixar os estudantes longe das ruas, a Escolinha Craques do Futuro oferece aulas no contraturno escolar, deixando-os longe da criminalidade

Oferecer um ambiente seguro, deixar as crianças e adolescentes longe das ruas e melhorar a qualidade de vida foram os principais objetivos da Escolinha Craques do Futuro, criada em 2017 pela Prefeitura de Iretama, no Centro Ocidental do Paraná. Era oferecida a prática de esportes em quatro modalidades no contraturno escolar, o que contribuiu para reduzir os índices de vulnerabilidade social no município.

Prefeito de Iretama, Wilson Carlos de Assis, na cerimônia de encerramento do PGP-PR 2019

As Secretarias de Esportes e de Ação Social identificaram problemas sociais em algumas regiões da cidade, entre eles o fato de muitas crianças e adolescentes não terem nenhuma atividade durante a tarde, cenário que favorece a entrada na criminalidade. Com o projeto, a gestão municipal enxergou a oportunidade de afastar os estudantes dessa realidade e proporcionar melhores condições de vida, com treinamento e estrutura adequados, além de profissionais capacitados para desenvolver nos jovens tanto uma formação esportiva quanto pessoal.

A iniciativa era desenvolvida em dois locais no contraturno escolar: segunda, quarta e sexta no Estádio Municipal, e terças e quintas no Ginásio de Esportes, sempre no período vespertino. Foram oferecidas aulas nas modalidades de futebol, futsal, handebol e xadrez, atendendo cerca de 410 alunos.

Por meio da Escolinha Craques do Futuro, Iretama proporcionou o acesso ao lazer, incentivou a prática de esportes e melhorou a qualidade de vida, deixando as crianças e adolescentes longe das drogas e da criminalidade. Além disso, também revelou grandes talentos do esporte, objetivo que deu resultado: dois atletas do município foram contratados por grandes times de futebol do Brasil.

Em 2019, o projeto foi coroado com o Troféu Prêmio Gestor Público Paraná, uma das premiações mais importantes do segmento no país. Em 2020 a iniciativa foi novamente premiada, desta vez com uma Menção Honrosa. Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados

17 DE MAIO DE 2024

Guarapuava otimiza atendimento médico com inteligência artificial

 Plataforma SARA faz com que teleconsultas tenham tempo de espera reduzido...

9 DE MAIO DE 2024

Guarapuava integra dados municipais em plataforma única

Portal GeoGuarapuava dispensa atuação in loco para obter informações...

26 DE ABRIL DE 2024

Maringá entrega moradias para população de baixa renda

Cerca de 800 famílias foram beneficiadas com o projeto...

20 DE ABRIL DE 2024

Paranavaí transforma cena cultural do município com projetos de comunicação

O projeto tem registrado um notável aumento na participação da comunidade, com eventos...