CONFIRA O PROGRAMA BOM GESTOR PÚBLICO SOBRE ESSE PROJETO:
Buscando deixar os estudantes longe das ruas, a Escolinha Craques do Futuro oferece aulas no contraturno escolar, deixando-os longe da criminalidade
Oferecer um ambiente seguro, deixar as crianças e adolescentes longe das ruas e melhorar a qualidade de vida foram os principais objetivos da Escolinha Craques do Futuro, criada em 2017 pela Prefeitura de Iretama, no Centro Ocidental do Paraná. Era oferecida a prática de esportes em quatro modalidades no contraturno escolar, o que contribuiu para reduzir os índices de vulnerabilidade social no município.
As Secretarias de Esportes e de Ação Social identificaram problemas sociais em algumas regiões da cidade, entre eles o fato de muitas crianças e adolescentes não terem nenhuma atividade durante a tarde, cenário que favorece a entrada na criminalidade. Com o projeto, a gestão municipal enxergou a oportunidade de afastar os estudantes dessa realidade e proporcionar melhores condições de vida, com treinamento e estrutura adequados, além de profissionais capacitados para desenvolver nos jovens tanto uma formação esportiva quanto pessoal.
A iniciativa era desenvolvida em dois locais no contraturno escolar: segunda, quarta e sexta no Estádio Municipal, e terças e quintas no Ginásio de Esportes, sempre no período vespertino. Foram oferecidas aulas nas modalidades de futebol, futsal, handebol e xadrez, atendendo cerca de 410 alunos.
Por meio da Escolinha Craques do Futuro, Iretama proporcionou o acesso ao lazer, incentivou a prática de esportes e melhorou a qualidade de vida, deixando as crianças e adolescentes longe das drogas e da criminalidade. Além disso, também revelou grandes talentos do esporte, objetivo que deu resultado: dois atletas do município foram contratados por grandes times de futebol do Brasil.
Em 2019, o projeto foi coroado com o Troféu Prêmio Gestor Público Paraná, uma das premiações mais importantes do segmento no país. Em 2020 a iniciativa foi novamente premiada, desta vez com uma Menção Honrosa. Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.