CONFIRA O PROGRAMA BOM GESTOR PÚBLICO SOBRE ESSE PROJETO:

 

Projeto conta com uma coleção de mais de 600 peças excepcionalmente preservadas, entre fósseis de pterossauros, plantas fósseis e o primeiro dinossauro do Paraná

A cidade de Cruzeiro do Oeste tornou-se conhecida no meio paleontológico a partir da descoberta de uma população de pterossauros em 2012. No ano de 2014 veio a descoberta do primeiro pterossauro paranaense, o Caiuajara dobruskii, repercutida em todo o Brasil. Desde então, a prefeitura da cidade vem tomando medidas para garantir a proteção e preservação deste patrimônio.

Prefeita de Cruzeiro do Oeste, Helena Bertoco, historiadora Neurides Martins e secretária de Educação, Onilda Barbosa

Para isso, além de acompanhar as escavações realizadas pela Universidade do Contestado, de Mafra (SC), providenciou-se um laboratório de paleontologia, que foi vinculado ao já existente museu histórico. A instalação do laboratório possibilitou a descoberta do primeiro dinossauro do estado do Paraná, o Vespersaurus paranaensis.

Do latim Vesper – oeste, e saurus – lagarto, o fóssil encontrado corresponde a uma espécie de dinossauro terópode cujos representantes viveram há cerca de 90 milhões de anos. Ele media, aproximadamente, 80 cm de altura e 1,6 m de comprimento. Era bípede e apresentava dieta carnívora, predando pequenos animais.

Desde a descoberta do material, a prefeitura prosseguiu fechando acordos com instituições de ensino superior de todo o Brasil, como a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Universidade de São Paulo (USP), responsável pelo artigo científico que descreveu o dinossauro paranaense para todo o mundo.

Com a entrada de Cruzeiro do Oeste no mapa da paleontologia mundial, em 2019, o Museu de Paleontologia municipal foi criado e inaugurado. Desde então o espaço tem sido fundamental nos estudos e pesquisas referentes aos fósseis de dinossauros no Brasil. A criação do museu também contribuiu para o turismo da região. De julho de 2019 a março de 2020 foram aproximadamente cinco mil visitantes.

Os bons resultados garantiram ao projeto o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) em 2019 e 2020, uma das premiações mais importantes do segmento no país. Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados

17 DE MAIO DE 2024

Guarapuava otimiza atendimento médico com inteligência artificial

 Plataforma SARA faz com que teleconsultas tenham tempo de espera reduzido...

9 DE MAIO DE 2024

Guarapuava integra dados municipais em plataforma única

Portal GeoGuarapuava dispensa atuação in loco para obter informações...

26 DE ABRIL DE 2024

Maringá entrega moradias para população de baixa renda

Cerca de 800 famílias foram beneficiadas com o projeto...

20 DE ABRIL DE 2024

Paranavaí transforma cena cultural do município com projetos de comunicação

O projeto tem registrado um notável aumento na participação da comunidade, com eventos...