CONFIRA O PROGRAMA BOM GESTOR PÚBLICO SOBRE ESSE PROJETO:

 

Coleta Seletiva Rural atingiu toda a área agrária, promovendo a conscientização dos moradores e reduzindo significativamente o descarte incorreto dos resíduos produzidos

Sem ter um local adequado para o descarte de lixos recicláveis, os moradores das áreas rurais de Altamira do Paraná, no Centro Ocidental do Paraná, costumavam queimar ou enterrar os materiais, fato que trazia graves consequências ambientais e sanitárias, colocando em risco a saúde da população.

Prefeita de Altamira do Paraná, Elza Aparecida da Silva, com a equipe responsável pelo projeto na época da premiação

Com o desafio de mudar esta realidade, a Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos partiu em busca de uma solução e criou o projeto Coleta Seletiva Rural, que levou lixeiras apropriadas para o descarte à 100% das comunidades rurais de Altamira, que agora possuem coletas programadas de acordo com a demanda em cada local.

Com as lixeiras corretas e de fácil acesso, a população passou a ser orientada com palestras e movimentos culturais sobre a importância da ação, que despertaram a responsabilidade coletiva em separar o lixo. Dentro do projeto, cada um passou a ter um papel bem definido, o que foi vital no sucesso da ação. A população ficou responsável por separar e descartar o lixo no local correto; os Agentes Comunitários de Saúde ficaram a cargo de comunicar às autoridades quando as lixeiras estão cheias; com o aviso, o recolhimento e transporte do lixo até o barracão de reciclagem é feito pela prefeitura.

Se antes os “lixões” espalhados pelos terrenos nas áreas rurais eram uma realidade, com o projeto isso deixou de existir desde 2014, quando as lixeiras começaram a ser instaladas. Na prática, além dos ganhos sanitários e ambientais, os recicladores da cidade também foram beneficiados, pois tiveram um aumento nos materiais recebidos para comercialização. Até 2030, o objetivo é ampliar o número de lixeiras nas comunidades com maior concentração de pessoas, garantindo a continuidade do projeto. Os bons resultados garantiram ao projeto o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2020, uma das premiações mais importantes desse segmento no país.

Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados

17 DE MAIO DE 2024

Guarapuava otimiza atendimento médico com inteligência artificial

 Plataforma SARA faz com que teleconsultas tenham tempo de espera reduzido...

9 DE MAIO DE 2024

Guarapuava integra dados municipais em plataforma única

Portal GeoGuarapuava dispensa atuação in loco para obter informações...

26 DE ABRIL DE 2024

Maringá entrega moradias para população de baixa renda

Cerca de 800 famílias foram beneficiadas com o projeto...

20 DE ABRIL DE 2024

Paranavaí transforma cena cultural do município com projetos de comunicação

O projeto tem registrado um notável aumento na participação da comunidade, com eventos...