CONFIRA O PROGRAMA BOM GESTOR PÚBLICO SOBRE ESSE PROJETO:

 

Escola de Artes Luzes da Ribalta leva formação cultural gratuita, ensinando danças clássicas e modernas, oficinas de teatro, além de diversos instrumentos musicais

Tendo em vista a relevância das artes na formação humana, o projeto Luzes da Ribalta é uma escola de artes criada para levar dança, teatro e música de forma gratuita à população de Apucarana, no Norte Central paranaense. Em cerca de três anos desde a sua criação, o projeto atende mais de 1.500 jovens e adultos.

Prefeito de Apucarana, Sebastião Ferreira Martins Junior, junto com a Secretária de Cultura, Maria Agar

A Secretaria Municipal de Promoção Artística, Cultural e Turística identificou uma alta demanda por cursos e atividades culturais por parte dos moradores. Buscando solucionar essa questão de forma paliativa, a estrutura da prefeitura foi adaptada para atender a população e ampliar as aulas de dança e teatro que já funcionavam, mas em uma escala muito reduzida e com poucas vagas disponíveis.

O órgão buscou então novos espaços para aumentar tanto o número de áreas quanto o número de alunos. Com a ampliação dos projetos, foram ofertados cursos de danças clássicas, modernas, populares e urbanas a mais de mil alunos. O curso de teatro atende cerca de 170 alunos e as oficinas musicais criadas pela iniciativa chegam a 410 pessoas com aulas de violão, violino, violoncelo, bateria, saxofone, piano, flautas e canto.

Com a alta participação dos munícipes, a prefeitura está finalizando as obras da nova Escola de Artes, que terá capacidade para atender dois mil alunos em todas as modalidades culturais. A edificação terá um amplo espaço para os ensaios da Banda Municipal e preparo dos jovens artistas que comporão a Camerata Jovem de Cordas e a Orquestra Popular de Violão.

Além das aulas, todos os anos os alunos do projeto realizam grandes apresentações culturais que chegam a reunir cinco mil espectadores na cidade. Assim, o município incentiva a cultura por meio da educação e vice-versa. Os bons resultados garantiram à iniciativa o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2020, uma das premiações mais importantes desse segmento do país.

Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados

24 DE MAIO DE 2024

Cascavel reforça empreendedorismo feminino

Suporte financeiro é dado a mulheres que desejam abrir negócio...

17 DE MAIO DE 2024

Guarapuava otimiza atendimento médico com inteligência artificial

 Plataforma SARA faz com que teleconsultas tenham tempo de espera reduzido...

9 DE MAIO DE 2024

Guarapuava integra dados municipais em plataforma única

Portal GeoGuarapuava dispensa atuação in loco para obter informações...

26 DE ABRIL DE 2024

Maringá entrega moradias para população de baixa renda

Cerca de 800 famílias foram beneficiadas com o projeto...

20 DE ABRIL DE 2024

Paranavaí transforma cena cultural do município com projetos de comunicação

O projeto tem registrado um notável aumento na participação da comunidade, com eventos...