Data é um convite à reflexão sobre o uso do recurso natural que garante a existência de vida na Terra
O Dia Mundial da Água, celebrado nesta segunda-feira, 22 de março, é um convite à reflexão sobre o uso do recurso natural mais importante que existe. Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992 e celebrado a partir do ano seguinte, a data traz, todos os anos, temas que tratam sobre a necessidade da preservação da água, o seu uso racional e o acesso universal e equitativo de água potável e segura para todos. Em 2021, o tema é “Valorizar a água”.
Com o objetivo de reforçar a importância da água para a vida na Terra, a ONU também a inseriu nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma série de metas a serem alcançadas pelos países até 2030. O ODS 6, que trata sobre água potável e saneamento, visa garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos.
Em 2020, o Paraná passou pelo momento mais difícil em termos hídricos de sua história. O período de estiagem, provocado pelo fenômeno La Niña, fez com que os reservatórios de água, que abastecem a população, chegassem a níveis críticos, sobretudo na região de Curitiba e também em Cascavel. Na capital, desde abril de 2020 é realizado o rodízio no abastecimento. Em agosto, com a piora no cenário e a falta de chuvas, as medidas ficaram mais severas, sendo que em novembro do ano passado foi alcançado o nível mais crítico das barragens.
Somada a crise hídrica que o Paraná ainda atravessa, o novo coronavírus (Covid-19) também reforçou a necessidade da água, desta vez no campo da higienização. Sem um medicamento preventivo de eficácia comprovada e com a vacinação ainda restrita aos idosos,uma das principais medidas para evitar a proliferação da doença é pela limpeza, tanto das mãos quanto dos ambientes mais propícios à contaminação, como o transporte público, por exemplo.
Nesta data tão importante, mais do que a reflexão, devemos colocar em prática os cuidados para o uso consciente da água. Mesmo com um planeta em que 70% dele é composto de água, menos 3% é de água potável. Precisamos de medidas efetivas para que as próximas gerações possam contar com esse recurso indispensável para a vida, preservando nossas nascentes, fontes e preservando o meio ambiente e combatendo o desmatamento.
Banco de Projetos – O Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR), com o propósito de encontrar boas ideias e contribuir para replicá-las, teve como tema do ano em 2017 “Saneamento Básico – Essencial para uma Vida Saudável”. O grande vencedor foi o Planejamento Ecológico do Arroio Olarias, de Ponta Grossa, que sofria com constantes enchentes no local. Foi contemplado um complexo ambiental na forma de lagos, controlando as cheias e evitando novas enchentes, além de promover uma área de lazer para os munícipes. Saiba mais sobre esse e outros projetos de diversas áreas da gestão pública no Banco de Projetos do PGP-PR clicando aqui.