CONFIRA O PROGRAMA BOM GESTOR PÚBLICO SOBRE ESSE PROJETO:

 

Com projeto inovador, Educárius EAD garantiu que os alunos continuassem os estudos por meio de videoaulas na internet

Com a chegada do novo coronavírus e a impossibilidade de realizar aulas presenciais, havia um grande receio de que o ano letivo fosse perdido, prejudicando estudantes de todas as idades, mas principalmente aqueles nos anos iniciais. Pensando nisso, a Prefeitura de Guaíra, no Oeste do Paraná, desenvolveu o projeto Educárius EAD – Inovando o Ensino Infantil e Fundamental.

Prefeito de Guaíra, Heraldo Trento, recebe o Troféu PGP-PR Melhor do Ano pelo Educárius EAD – Inovando o Ensino Infantil e Fundamental

Buscando uma ferramenta lúdica e de fácil uso para disponibilizar as atividades desenvolvidas para os alunos, a gestão municipal iniciou uma pesquisa por plataformas já existentes. Entretanto, nenhuma possuía a facilidade e didática necessárias para atingir todos os alunos e seus responsáveis, já que muitos deles não possuíam conhecimentos básicos de informática. A Secretaria de Tecnologia da Informação se propôs então a criar uma plataforma própria, que atendesse as necessidades e garantisse uma efetiva participação dos estudantes nas aulas.

Foi realizado um estudo de viabilidade, verificando se havia uma quantidade significativa de alunos que conseguiriam acompanhar as atividades de forma on-line e qual equipamento eles teriam acesso para seus estudos diários. Depois, um cronograma foi montado para desenvolvimento da plataforma a fim de que ela estivesse pronta em até quatro semanas, uma vez que um longo período de tempo sem aulas seria extremamente prejudicial para as crianças.

Com a plataforma pronta, o próximo passo foi disponibilizar o material para os alunos. Para aqueles que não possuíam acesso à internet ou não conseguiam acompanhar as videoaulas, os pais podiam retirar apostilas na escola, em que eram abordados os mesmos conteúdos dos vídeos. Entretanto, havia o desafio de fazer com que os estudantes participassem de fato das aulas. Foi então que professores e coordenadores buscaram se aproximar ainda mais das crianças e pais por meio das redes sociais, além de busca ativa in loco, avisos em rádios e jornais e parceria com o Conselho Tutelar, já que a não participação implicava em evasão escolar.

Com estas ações, o índice de alunos acompanhando as atividades online, que antes era de 57% ativamente e 30% parcialmente, saltou para 86% dos alunos participando ativamente e 6% parcialmente. Os bons resultados garantiram à iniciativa o Troféu PGP-PR Melhor do Ano 2020, uma das premiações mais importantes desse segmento no país.

Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados

24 DE MAIO DE 2024

Cascavel reforça empreendedorismo feminino

Suporte financeiro é dado a mulheres que desejam abrir negócio...

17 DE MAIO DE 2024

Guarapuava otimiza atendimento médico com inteligência artificial

 Plataforma SARA faz com que teleconsultas tenham tempo de espera reduzido...

9 DE MAIO DE 2024

Guarapuava integra dados municipais em plataforma única

Portal GeoGuarapuava dispensa atuação in loco para obter informações...

26 DE ABRIL DE 2024

Maringá entrega moradias para população de baixa renda

Cerca de 800 famílias foram beneficiadas com o projeto...

20 DE ABRIL DE 2024

Paranavaí transforma cena cultural do município com projetos de comunicação

O projeto tem registrado um notável aumento na participação da comunidade, com eventos...