CONFIRA O PROGRAMA BOM GESTOR PÚBLICO SOBRE ESSE PROJETO:

 

Programa de Aceleração ao Desenvolvimento Econômico realiza o assessoramento para grandes negócios, além de oferecer incentivos para instalação dos estabelecimentos

Em tempos de crise econômica e de corte de gastos, prefeituras de todo o país estão buscando formas de atrair investimentos, tarefa que não tem sido fácil devido à pandemia do novo coronavírus. Pensando nisso, o município de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba, desenvolveu o Programa de Aceleração ao Desenvolvimento Econômico (PADE).

Prefeito de Fazenda Rio Grande, Marcio Wozniack, recebe o Troféu PGP-PR pelo Programa de Aceleração do Desenvolvimento Econômico

Com uma população de pouco mais de 100 mil habitantes, o município tem se destacado pelo forte desenvolvimento econômico. Entretanto, a gestão municipal identificou que a burocracia acaba se tornando um grande empecilho para abertura de grandes empresas. Para resolver esse problema, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico criou um departamento de desburocratização, motivando empresários a instalarem seus negócios no município.

Para implementação do projeto, a prefeitura buscou apoio junto a diversos órgãos, como a Companhia Paranaense de Energia (Copel), Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Instituto Água e Terra (IAT) e a própria Procuradoria Municipal para facilitar a emissão de documentos. Além disso, o PADE realiza o assessoramento para indústrias e grandes comércios, criando um ambiente favorável para geração de empregos e renda.

A prefeitura usou como base uma lei de 1998, que trata da política de desenvolvimento municipal. Com ela, é possível oferecer incentivos físicos, como obras de terraplanagem, drenagem, aterros, abertura de acessos e outros serviços assemelhados, e também acompanhamento perante os estabelecimentos oficiais de crédito e órgãos públicos dos problemas enfrentados pelas empresas.

Com a criação do PADE, a expectativa é a geração de mais de dois mil empregos no município, já que dependendo do porte da empresa existem critérios e exigências específicas, inclusive em relação ao número de empregos gerados. Assim, o potencial de empregabilidade de cada empresa pode gerar isenções de ITBI, IPTU e ISS de construção, por períodos determinados. Toda a população de Fazenda Rio Grande é beneficiada com maior qualidade de vida e uma economia mais forte. Os bons resultados garantiram ao projeto o Troféu Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2020, uma das premiações mais importantes desse segmento no país.

Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados

5 DE DEZEMBRO DE 2025

Prudentópolis diversifica turismo da cidade com rota religiosa

O Caminho de São Miguel Arcanjo é uma rota religiosa de 120 quilômetros, que conta com...

28 DE NOVEMBRO DE 2025

Pérola proporciona atendimento técnico e reprodutivo aos pequenos produtores rurais

130 produtores rurais da agricultura familiar são beneficiados...

21 DE NOVEMBRO DE 2025

Pinhais oferta consultas virtuais com médicos especialistas

O projeto impactou a vida de mais de quatro mil pacientes que estavam na fila de espera...

15 DE NOVEMBRO DE 2025

Cascavel proporciona suporte clínico e pedagógico aos alunos diagnosticados com o Transtorno do Espectro Autista

82 estudantes da Rede Municipal de Ensino foram beneficiado...

7 DE NOVEMBRO DE 2025

Mercedes promove a conscientização de toda comunidade escolar

750 crianças de 0 a 11 anos, 400 pais e 140 funcionários são beneficiados...