CONFIRA O PROGRAMA BOM GESTOR PÚBLICO SOBRE ESSE PROJETO:

 

Aprender Digital atende alunos de 7 a 10 anos da rede municipal de ensino com computadores adaptados e uma equipe pedagógica para auxiliar nas atividades escolares

Promover a inclusão efetiva de pessoas com deficiência vai muito além de oferecer acessibilidade em prédios e calçadas. É garantir também que elas tenham acesso às mesmas oportunidades, desde a infância até a vida adulta. Pensando nisso, a Prefeitura de Cascavel, no Oeste do Paraná, desenvolveu o projeto Aprender Digital, que atende crianças com deficiência de 7 a 10 anos da rede municipal de ensino.

Prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos da Silva, recebe o Certificado de Reconhecimento pelo projeto Aprender Digital

A iniciativa surgiu da necessidade de implementar na rede municipal recursos da Tecnologia Assistiva (que visa proporcionar à pessoa com deficiência maior independência, qualidade de vida e inclusão social por meio de ferramentas que possibilitam a ampliação de sua comunicação, mobilidade, entre outros). O público alvo do projeto são alunos com dificuldades de coordenação motora fina, sem controle motor para estabelecer a escrita ou que não apresentam comunicação verbal e necessitam de comunicação alternativa para auxiliar suas atividades escolares.

Foram adquiridos computadores com tela touch screen para realização de atividades elaboradas pela equipe do projeto e adaptadas de acordo com as necessidades de cada criança. Para implementação do projeto, que teve início em 2018, a gestão municipal realizou uma série de estudos e um processo licitatório para compra dos equipamentos. Uma equipe, composta por terapeuta ocupacional, coordenadoras pedagógicas e um instrutor de informática, foi formada para auxiliar os professores com as atividades e adaptações necessárias para atender os alunos.

O projeto trouxe um subsídio a mais para os professores desenvolverem o trabalho com os alunos, auxiliando-os em sala de aula. Os estudantes atendidos com os computadores apresentaram um melhor desempenho pedagógico e mais autonomia no seu dia a dia. Os bons resultados garantiram ao projeto o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2019, uma das premiações mais importantes desse segmento do país.

Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados

22 DE JULHO DE 2024

Ubiratã fornece assistência a jovens em situação de extrema pobreza

Projeto municipal promove inclusão social com estímulo à cidadania e cultura...

24 DE MAIO DE 2024

Cascavel reforça empreendedorismo feminino

Suporte financeiro é dado a mulheres que desejam abrir negócio...

17 DE MAIO DE 2024

Guarapuava otimiza atendimento médico com inteligência artificial

 Plataforma SARA faz com que teleconsultas tenham tempo de espera reduzido...