CONFIRA O PROGRAMA BOM GESTOR PÚBLICO SOBRE ESSE PROJETO:
Programa de Inseminação Artificial melhorou a genética do gado e aumentou a renda dos produtores, garantindo mais qualidade, produtividade e competitividade
A agropecuária é uma das principais atividades econômicas do Paraná e tem se mostrado resistente aos períodos de crise. Entretanto, para se ter uma produção constante é necessário encontrar formas de garantir ao produtor as condições para que ele permaneça no campo e, inclusive, aumente sua produção e renda. Pensando nisso, a Prefeitura de Santana do Itararé, no Norte Pioneiro, criou o Programa de Inseminação Artificial (PIA), que revolucionou a produção de leite na cidade.
Em 2004, a produção leiteira do município era, em média, de 5 mil litros por dia. Mas sem nenhum projeto de apoio aos produtores, a atividade se mostrava inviável economicamente. Para reverter esse cenário, a prefeitura investiu em um projeto que melhorasse a genética do gado. Uma parceria foi firmada entre a gestão pública, empresa e produtores, sendo que com o relançamento do PIA a média diária de produção passou para 60 mil litros por dia.
A prefeitura fornece o botijão de sêmen e o nitrogênio líquido, sendo responsável também por fornecer veículo, combustível, luvas, bainha e um inseminador capacitado para realizar o procedimento. Os produtores adquirem o sêmen e monitoram o rebanho, avisando ao inseminador o horário do cio para que seja realizada a inseminação. A empresa é responsável por oferecer sêmen de qualidade e eficiência comprovada.
Os produtores recebem orientações de técnicos capacitados pela empresa. Outro diferencial do PIA é o acasalamento genético, em que são avaliados, por meio de um programa de computador, quais as melhores indicações de sêmen para atender as necessidades e objetivos do rebanho do produtor, resultando na otimização dos recursos. Todos os serviços prestados pela prefeitura possuem um orçamento de R$ 60 mil anuais.
Entre os principais benefícios do PIA estão a melhora genética do gado, o que contribui para o aumento da produção e da qualidade do leite; o combate ao êxodo rural, garantindo mais renda e oportunidade aos produtores; e também visibilidade ao que é produzido, já que a prefeitura passou a promover a Feira do Produtor Rural. Os bons resultados garantiram ao projeto o Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2016 e uma Menção Honrosa em 2017, uma das premiações mais importantes desse segmento no país.
Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.