CONFIRA O PROGRAMA BOM GESTOR PÚBLICO SOBRE ESSE PROJETO:

 

Cidade Luminosa trocou todas as luminárias de vapor de sódio e mercúrio pelas de LED, mais econômicas e com maior durabilidade, reduzindo os gastos da prefeitura com manutenção

A iluminação pública é uma responsabilidade dos municípios, de acordo com a Constituição Federal de 1988 e de Resolução Normativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Fator essencial para as cidades e à população, ela permite a melhora na qualidade de vida, proporcionando que os moradores possam desfrutar dos espaços públicos no período noturno. Esses e outros fatores influenciaram a Prefeitura de Santa Mariana, no Norte Pioneiro, a desenvolver o projeto Cidade Luminosa.

Prefeito de Santa Mariana, Jorge Rodrigues Nunes, recebe o Troféu PGP-PR pelo Cidade Luminosa

Após um tornado destruir a rede de iluminação pública em 2016, a gestão municipal, diante dos altos gastos de manutenção dos equipamentos, decidiu trocar as luminárias de vapor de mercúrio e vapor de sódio pelas luminárias em LED, que possuem maior durabilidade e são mais econômicas. Foram realizadas pesquisas para avaliar qual seria o melhor modelo de luminária para atender as necessidades da cidade.

Para que o projeto pudesse ser implementado, a prefeitura elaborou o projeto e lançou um edital para compra dos equipamentos. Foi regulamentada também a Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip) e a realização de um financiamento junto ao Banco do Brasil para pagamento das obras. Todo o perímetro urbano da cidade recebeu as novas luminárias. Já na área rural elas foram instaladas em pontos estratégicos. O orçamento total foi de cerca de R$ 1,8 milhão e o financiamento será totalmente pago até 2021.

Entre os principais benefícios que o Cidade Luminosa oferece estão uma iluminação pública de qualidade, proporcionando maior sensação de segurança aos moradores, além da diminuição de 50% nos gastos com a iluminação pública e garantia de cinco anos dos equipamentos, diminuindo os gastos com manutenção. Após o pagamento do financiamento, a conta dos moradores também irá ficar mais barata. Os bons resultados garantiram ao projeto o Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) em 2018, uma das premiações mais importantes desse segmento no país.

Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados

22 DE JULHO DE 2024

Ubiratã fornece assistência a jovens em situação de extrema pobreza

Projeto municipal promove inclusão social com estímulo à cidadania e cultura...

24 DE MAIO DE 2024

Cascavel reforça empreendedorismo feminino

Suporte financeiro é dado a mulheres que desejam abrir negócio...

17 DE MAIO DE 2024

Guarapuava otimiza atendimento médico com inteligência artificial

 Plataforma SARA faz com que teleconsultas tenham tempo de espera reduzido...