CONFIRA O PROGRAMA BOM GESTOR PÚBLICO SOBRE ESSE PROJETO:

 

Educação Empreendedora busca auxiliar os estudantes para a entrada no mercado de trabalho e na criação do próprio negócio, ajudando na quebra de paradigmas

Promover o espírito empreendedor na sociedade é um dos caminhos para o desenvolvimento econômico local, ajudando na criação de soluções inovadoras para problemas comuns. A Prefeitura de Ubiratã, no Centro Ocidental do Paraná, pensando em estimular o empreendedorismo já na infância, desenvolveu em parceria com o Sebrae e as escolas municipais da cidade o projeto Educação Empreendedora.

Com uma sociedade que exige cada vez mais pessoas autônomas, com múltiplas competências e que saibam trabalhar em equipe, a iniciativa de Ubiratã proporciona aos alunos da rede municipal de ensino conhecimentos acerca de princípios básicos de empreendedorismo, tais como legislação, obrigações, tributações, entre outros. O projeto atende ao objetivo nº 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), de assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos. Os ODS foram instituídos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a Agenda 2030.

Prefeito de Ubiratã, Haroldo Fernandes, recebe o Certificado de Reconhecimento pelo projeto Educação Empreendedora

O programa visa capacitar os jovens, ajudando na quebra de paradigmas para que eles consigam ascender profissionalmente, sendo que a educação é a principal ferramenta para que isso aconteça. O Sebrae desenvolveu o Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), em que são ministrados nove cursos, sendo um para cada ano do ensino fundamental. Em Ubiratã são aplicados cinco cursos, sendo eles: O mundo das ervas aromáticas; Temperos naturais; Oficina de brinquedos ecológicos; Locadora de produtos; e Sabores de cores, todo com uma média de 20 horas/aula.

A iniciativa apresenta como principais eixos o desenvolvimento de características do comportamento empreendedor, sustentabilidade, ética, cidadania, inovação e cultura da cooperação, além da estrutura do plano de negócio. A abordagem e linguagem são adequados de acordo com as idades dos alunos, conforme o tema de cada ano. Os professores também foram capacitados para ministrarem as aulas.

Entre os principais resultados estão a diminuição da evasão escolar, além de aumento na nota média nas disciplinas de português e matemática quando comparado com outras escolas que não aplicaram o programa. Os bons resultados garantiram à iniciativa o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2017, uma das premiações mais importantes desse segmento no país.

Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados

24 DE MAIO DE 2024

Cascavel reforça empreendedorismo feminino

Suporte financeiro é dado a mulheres que desejam abrir negócio...

17 DE MAIO DE 2024

Guarapuava otimiza atendimento médico com inteligência artificial

 Plataforma SARA faz com que teleconsultas tenham tempo de espera reduzido...

9 DE MAIO DE 2024

Guarapuava integra dados municipais em plataforma única

Portal GeoGuarapuava dispensa atuação in loco para obter informações...

26 DE ABRIL DE 2024

Maringá entrega moradias para população de baixa renda

Cerca de 800 famílias foram beneficiadas com o projeto...

20 DE ABRIL DE 2024

Paranavaí transforma cena cultural do município com projetos de comunicação

O projeto tem registrado um notável aumento na participação da comunidade, com eventos...