CONFIRA O PROGRAMA BOM GESTOR PÚBLICO SOBRE ESSE PROJETO:
Projeto de Mobilidade e Estruturação Urbana vai diminuir o tempo de deslocamento entre as regiões, dar mais segurança para os moradores e incentivar a caminhada e o ciclismo
Facilitar o deslocamento dos moradores de um ponto ao outro ajuda no desenvolvimento econômico e social das cidades e, por consequência, melhora a qualidade de vida da população. Foi pensando nesses fatores que o município de União da Vitória, no Sudeste do Paraná, desenvolveu o projeto de Mobilidade e Estruturação Urbana, que liga o Centro da cidade ao distrito de São Cristóvão, onde residem metade dos munícipes.
Para fazer esse deslocamento, os 25 mil moradores de São Cristóvão tinham apenas uma ponte, de sentido único, o que provocava acidentes e congestionamentos. O distrito é o local de maior crescimento no município, definido no plano diretor, fator que influenciou na criação de um projeto para melhorar o tráfego da região. Por isso, a gestão municipal está construindo uma nova ponte, de dois sentidos. Haverá também locais para caminhada e ciclovia.
Além do novo trecho, que irá diminuir o tempo de deslocamento e oferecer mais segurança aos motoristas, ciclistas e pedestres, foram feitas adequações em vias públicas e revitalização de avenidas, execução de serviços de terraplanagem, drenagem, pavimentação asfáltica, sinalização e serviços complementares. A nova ponte terá um trecho de 450 metros e irá atender uma reivindicação de mais de 30 anos.
Os recursos para o projeto são do município e também do governo estadual. Entre os principais benefícios estão a diminuição no tempo de deslocamento de um ponto ao outro da cidade, a melhoria na qualidade de vida dos moradores, o incentivo para práticas de caminhada e ciclismo, além de mais segurança. Os bons resultados garantiram à iniciativa o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2019, uma das premiações mais importantes desse segmento no país.
Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.