CONFIRA O PROGRAMA BOM GESTOR PÚBLICO SOBRE ESSE PROJETO:

 

Iniciado em 2003, a Rede de Água Potável nas Comunidades Rurais atendeu os moradores do interior da cidade, garantindo renda e melhora na qualidade de vida

Um dos recursos básicos que precisamos todos os dias é a água. Além de matar a sede, ela também faz bem para o organismo, evita doenças e é utilizada na agricultura, entre diversos outros exemplos de sua utilização. Entretanto, a região rural de Santa Terezinha de Itaipu, no Oeste do Paraná, não tinha acesso a água potável, o que fazia com que os moradores saíssem do campo para morarem na região urbana. Pensando nisso, a gestão municipal iniciou em 2003 o projeto Rede de Água Potável nas Comunidades Rurais.

Prefeita de Santa Terezinha de Itaipu, Neide Mariot Corrente, recebe a Menção Honrosa pela Rede de Água Potável nas Comunidades Rurais

Antes do projeto, as comunidades rurais estavam sem acesso à água potável para o consumo humano. Como o lençol freático é muito profundo e o custo para se fazer um poço artesiano em cada propriedade seria muito alto, dificultando o acesso a água de boa qualidade, a gestão municipal decidiu investir no saneamento básico e começou a construção da rede, que alcança cerca de 145 quilômetros.

Diante do problema, a administração municipal e técnicos especializados elaboraram um projeto que atendesse toda a comunidade rural com água potável. A iniciativa foi possível com a utilização de recursos próprios, de convênio estadual e federal, tudo para proporcionar água de boa qualidade e fomentar a agroindústria familiar, já que muitos agricultores estavam abandonando o campo por não ter condições de continuar trabalhando.

Concluída em 2017, a Rede de Água Potável beneficiou a população rural de Santa Terezinha de Itaipu, combatendo o êxodo rural e melhorando a qualidade de vida dos munícipes. A economia também foi fortalecida, com o surgimento de agroindústrias nas regiões beneficiadas. Os bons resultados garantiram ao projeto o Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2017 e uma Menção Honrosa em 2018, uma das premiações mais importantes desse segmento no país.

Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados

17 DE MAIO DE 2024

Guarapuava otimiza atendimento médico com inteligência artificial

 Plataforma SARA faz com que teleconsultas tenham tempo de espera reduzido...

9 DE MAIO DE 2024

Guarapuava integra dados municipais em plataforma única

Portal GeoGuarapuava dispensa atuação in loco para obter informações...

26 DE ABRIL DE 2024

Maringá entrega moradias para população de baixa renda

Cerca de 800 famílias foram beneficiadas com o projeto...

20 DE ABRIL DE 2024

Paranavaí transforma cena cultural do município com projetos de comunicação

O projeto tem registrado um notável aumento na participação da comunidade, com eventos...