CONFIRA O PROGRAMA BOM GESTOR PÚBLICO SOBRE ESSE PROJETO:

 

Programa Asfalto no Campo já pavimentou mais de 40 quilômetros de estradas rurais, facilitando o escoamento da produção agrícola familiar e garantindo a permanência do homem no campo

Manter o homem no campo para as cidades que possuem totalmente ou parte da sua economia baseada na agricultura é um dos desafios dos gestores públicos, principalmente no Paraná, que é um dos maiores produtores agrícolas do país. Buscando combater o êxodo rural, a Prefeitura de Pato Branco, no Sudoeste do Estado, criou o Programa Asfalto no Campo, modernizando a malha de estradas da cidade.

Secretário de Agricultura de Pato Branco, Clodomir Luiz Ascari, recebe o Certificado de Reconhecimento pelo Asfalto no Campo

Com pouco mais de 80 mil habitantes, Pato Branco possui cerca de 5% da população vivendo no campo, trabalhando com base em lavouras temporárias (milho, soja, feijão e trigo), pecuária (bovinos de leite, bovinos de corte e avicultura integrada) e a horticultura (olerícolas e frutas em geral). Entretanto, as péssimas condições das estradas fazia com que o escoamento da produção fosse prejudicado, desestimulando a permanência dos agricultores na região.

Foi então que em 2014 a Secretaria de Agricultura, em parceria com a Secretaria de Engenharia e Obras criou o projeto, pavimentando as regiões mais distantes do centro da cidade, garantindo não só um melhor escoamento da produção como também o acesso da população aos serviços públicos, como escolas e unidades de saúde. As crianças também são beneficiadas, com estradas mais seguras para o tráfego do transporte escolar.

O programa teve um custo de aproximadamente R$ 15,8 milhões até 2018, com recursos provenientes do governo municipal, estadual e federal. Entre os benefícios da iniciativa estão a maior satisfação dos agricultores com o escoamento dos produtos, valorização das propriedades e migração de retorno de filhos e familiares dos agricultores ao interior do município. Os bons resultados garantiram ao projeto o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2018, uma das premiações mais importantes desse segmento no país.

Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados

17 DE MAIO DE 2024

Guarapuava otimiza atendimento médico com inteligência artificial

 Plataforma SARA faz com que teleconsultas tenham tempo de espera reduzido...

9 DE MAIO DE 2024

Guarapuava integra dados municipais em plataforma única

Portal GeoGuarapuava dispensa atuação in loco para obter informações...

26 DE ABRIL DE 2024

Maringá entrega moradias para população de baixa renda

Cerca de 800 famílias foram beneficiadas com o projeto...

20 DE ABRIL DE 2024

Paranavaí transforma cena cultural do município com projetos de comunicação

O projeto tem registrado um notável aumento na participação da comunidade, com eventos...