CONFIRA O PROGRAMA BOM GESTOR PÚBLICO SOBRE ESSE PROJETO:

 

Com o Parque Ambiental do Gamelão, a população conta com um espaço para práticas esportivas e de lazer, além da transformação do espaço degradado em preservação ambiental

Com grandes inundações em residências e órgãos públicos próximos a foz do Arroio Tajujá, a Prefeitura de Mato Rico, no Centro Sul do Paraná, desenvolveu um projeto para resolver esse problema. O Parque Ambiental do Gamelão promoveu o desassoreamento dos rios e a recuperação de suas margens, transformando o ambiente degradado em um espaço de preservação ambiental e de atividades culturais.

Prefeito de Mato Rico, Marcel Mendes dos Santos, recebe o Certificado de Reconhecimento pelo Parque Ambiental do Gamelão

A cidade de Mato Rico nasceu nas várzeas próximas à foz do Arroio Tajujá, onde deságua no Rio Mato Rico. Com o passar do tempo, foram surgindo construções nesses locais, prejudicando as margens dos rios. Em 2013 e 2014 ocorreram duas grandes enchentes na região, o que motivou a criação do Parque do Gamelão, que resolveu o problema e ainda virou ponto turístico e cultural, em que a população se encontra para prática de esportes e eventos locais.

Para que o projeto fosse implementado, a gestão municipal contou com recursos do Ministério do Turismo e do ICMS Ecológico. O parque conta com área de 40 mil m² e mais área de bosque de 20 mil m², margeando o Rio Mato Rico. Foram construídos uma ponte de estrutura metálica de 40 metros sobre o rio, implantação de lago, pista de caminhada, trilhas, deck, mirante, parque infantil, campo de areia, academia, área coberta, quiosques, banheiros adaptados, bancos, sinalização, estacionamento e pedalinhos. Cerca de 410 mil reais foram investidos para a construção do local, entre recursos federais e contrapartida municipal.

Entre os benefícios estão maior autoestima da população, campanhas de recuperação de Áreas de Preservação Permanente, um local para realização de eventos e, assim, integrando a comunidade local. Os bons resultados garantiram ao projeto o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2018 e 2019, uma das premiações mais importantes desse segmento no país.

Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados

17 DE MAIO DE 2024

Guarapuava otimiza atendimento médico com inteligência artificial

 Plataforma SARA faz com que teleconsultas tenham tempo de espera reduzido...

9 DE MAIO DE 2024

Guarapuava integra dados municipais em plataforma única

Portal GeoGuarapuava dispensa atuação in loco para obter informações...

26 DE ABRIL DE 2024

Maringá entrega moradias para população de baixa renda

Cerca de 800 famílias foram beneficiadas com o projeto...

20 DE ABRIL DE 2024

Paranavaí transforma cena cultural do município com projetos de comunicação

O projeto tem registrado um notável aumento na participação da comunidade, com eventos...