CONFIRA O PROGRAMA BOM GESTOR PÚBLICO SOBRE ESSE PROJETO:


Construindo Meu Futuro oferece cursos de aperfeiçoamento profissional, idiomas e atividades culturais no contraturno para crianças, adolescentes e jovens

A evasão escolar é um dos principais problemas enfrentados na área da educação. Há também a dificuldade dos estudantes que terminam o ensino médio de entrarem no mercado de trabalho. Pensando em resolver esses problemas, a Prefeitura da Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba, desenvolveu o projeto Construindo Meu Futuro, que oferece atividades para os alunos no contraturno escolar.

Prefeito da Lapa, Paulo César Fiates Furiati, recebe o Certificado de Reconhecimento pelo projeto Construindo Meu Futuro

A iniciativa, criada em 2018, atende prioritariamente os indicados pelos serviços do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), da Rede de Proteção, das escolas da rede municipal e estadual e também pela busca espontânea dos participantes. São oferecidas aulas de formação profissional em oratória, informática, inglês, direcionamento ao desenvolvimento pessoal e relacionamento intrapessoal.

Para que o projeto fosse realizado, foram desenvolvidas diversas etapas, desde a recepção dos estudantes até o encaminhamento para empresas parceiras do programa. Os alunos dos 9 aos 13 anos participam das oficinas esportivas e culturais. Já os maiores de 14 anos, que possuem interesse em participar do programa Jovem Aprendiz, frequentam as aulas de formação profissional.

As atividades acontecem no Centro da Juventude (Ceju), que passou por reformas na estrutura, pintura, reparos na quadra de esportes e espaços externos e medidas para melhorar a acessibilidade para pessoas com deficiência. Já o laboratório de informática foi organizado e foram utilizadas divisórias para um melhor aproveitamento do Ceju. O projeto leva atividades educativas, lazer, cultura e esporte, com ações desenvolvidas nas ruas ou locais de maior acessibilidade dos jovens, promovendo o caráter social e prevenção, buscando a qualidade de vida dos moradores.

A iniciativa conta um orçamento anual de R$ 400 mil, com recursos municipal, estadual e federal. Cerca de 873 estudantes foram atendidos no último ano. Entre os benefícios do projeto estão oportunizar aos alunos um espaço de convivência saudável, priorizando o aprimoramento pessoal e profissional por meio de cursos e formações, a prevenção da evasão escolar e também da incidência de trabalho infantil no município. Os bons resultados garantiram ao projeto o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2018 e 2019, uma das premiações mais importantes desse segmento no país.

Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados

13 DE FEVEREIRO DE 2026

Apucarana torna Língua Brasileira de Sinais disciplina obrigatória do Ensino Fundamental I

250 professores e servidores foram certificados com cursos de Libras

6 DE FEVEREIRO DE 2026

Nova Tebas implanta Unidade de Cuidados Prolongados

A iniciativa reduziu significativamente o número de pacientes acamados e ampliou a...

30 DE JANEIRO DE 2026

Comesp proporciona acolhimento para mulheres vítimas de violência doméstica e familiar

25 cidades passaram a oferecer acolhimento para mais de 400 vítimas

23 DE JANEIRO DE 2026

Ivaiporã promove sustentabilidade a partir de arborização

633 árvores foram plantadas em locais estratégicos da cidade, contemplando praças e...

16 DE JANEIRO DE 2026

Pato Branco capacita jovens e adultos em tecnologia

A avaliação do projeto é contínua, com foco na conclusão dos cursos e na inserção...

9 DE JANEIRO DE 2026

Toledo combate a exploração do trabalho infantil

60 adolescentes são atendidos por mês