CONFIRA O PROGRAMA BOM GESTOR PÚBLICO SOBRE ESSE PROJETO:


Projeto oferece oficinas de música, teatro, esportes, além de reforço em língua portuguesa e matemática de forma diferenciada para os alunos

O município de Chopinzinho, no sudoeste do Paraná, buscando melhorar os índices de ensino da cidade, desenvolveu em 2005 o projeto “Educação Integral” para os alunos da rede municipal. Além de aumentar as notas na Prova Paraná e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o objetivo era também suprir uma demanda dos pais, que precisavam ter um local seguro para deixarem os filhos enquanto trabalhavam.

Prefeito de Chopinzinho na época, Leomar Bolzani, recebe o Prêmio Gestor Público Paraná pelo projeto Educação Integral

As crianças estudam as matérias regulares durante a manhã. Na parte da tarde, àquelas que participam da educação integral seguem para uma nova escola, onde realizam as atividades extracurriculares com oficinas de música, teatro e esportes. Os alunos também realizam reforços nas disciplinas de língua portuguesa e matemática, em que os professores ensinam os conteúdos de forma diferenciada. A alimentação e o transporte até a escola em que é realizado o ensino integral são oferecidos pela prefeitura.

Para a implantação do projeto em 2005, foram necessárias obras para construção de uma nova escola e adaptação de outras já existentes, construindo novas salas de aula. Foram construídas também quadras poliesportivas para atender os alunos. Em 2018 o projeto foi reformulado, centralizando as atividades em apenas uma instituição de ensino, mas sem deixar de atender aos pais e mães de Chopinzinho de forma inovadora e eficiente. Os custos para a manutenção da iniciativa são pagos com recursos municipal e federal.

Entre os benefícios da iniciativa estão uma formação mais significativa aos estudantes, desenvolvendo habilidades artísticas e a prática de esportes, além de ajudar a diminuir as desigualdades sociais do município. Também houve um aumento da nota do Ideb, de 4,6 em 2005 para 5,7 em 2009. O projeto garante a permanência dos estudantes na escola, proporcionando o interesse em novas atividades. Os bons resultados garantiram ao projeto o Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2013, uma das premiações mais importantes desse segmento no país.

Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados

22 DE JULHO DE 2024

Ubiratã fornece assistência a jovens em situação de extrema pobreza

Projeto municipal promove inclusão social com estímulo à cidadania e cultura...

24 DE MAIO DE 2024

Cascavel reforça empreendedorismo feminino

Suporte financeiro é dado a mulheres que desejam abrir negócio...

17 DE MAIO DE 2024

Guarapuava otimiza atendimento médico com inteligência artificial

 Plataforma SARA faz com que teleconsultas tenham tempo de espera reduzido...