CONFIRA O PROGRAMA BOM GESTOR PÚBLICO SOBRE ESSE PROJETO:


Projeto Tarde Cultural Contando e Encantando aumentou o número de empréstimos de livros nas bibliotecas da cidade

O projeto Tarde Cultural Contando e Encantando, do município de Paraíso do Norte, no noroeste do Paraná, transformou os hábitos de leitura da população de cerca de 12 mil habitantes. Como o número de leitores nas escolas era muito baixo, principalmente entre alunos de cinco a dez anos de idade, o município decidiu investir em um evento literário, e que acontece o ano todo.

Prefeito de Paraíso do Norte, Laercio de Freitas, recebe a Menção Honrosa pelo Tarde Cultural Contando e Encantando

As atividades são desenvolvidas todos os dias da semana, incentivando os alunos a criação de um hábito de leitura. No último final de semana de cada mês é realizado o Evento Literário de Contação de História e Incentivo a Leitura, em que são realizadas atividades externas envolvendo Hip Hop, Grafite e Capoeira, destinado às crianças e adolescentes, mas que também contam com a participação de toda a população. O evento é feito fora do eixo central da cidade, com o intuito de promover o cotidiano social e cultural nos bairros periféricos.

Para que o projeto fosse implementado e tivesse sucesso entre os moradores, foi pintada a fachada da Biblioteca Pública Municipal, como forma de valorizar e mostrar a importância do espaço para os moradores, foram comprados 500 livros novos para comporem o acervo de obras da biblioteca, e também houve a ampliação do número de funcionários, passando de oito para 11 profissionais.

Além de despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo dos alunos, o projeto também promove o desenvolvimento do vocabulário, possibilita o acesso aos diversos tipos de leitura e gêneros textuais na escola e estimula o desejo de novas e diferentes formas de leituras e aprendizado. O investimento total para a implantação do projeto foi de pouco mais de R$ 84 mil, com recursos de incentivos fiscais de uma empresa da região, e já beneficiou os 1.784 alunos da rede de ensino e cerca de 500 pessoas que realizaram o empréstimo de livros nas bibliotecas.

Os bons resultados levaram a iniciativa a receber o Prêmio Gestor Público Paraná, em 2017, e uma Menção Honrosa na edição de 2018, devido aos novos resultados obtidos pelo projeto. Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados

24 DE MAIO DE 2024

Cascavel reforça empreendedorismo feminino

Suporte financeiro é dado a mulheres que desejam abrir negócio...

17 DE MAIO DE 2024

Guarapuava otimiza atendimento médico com inteligência artificial

 Plataforma SARA faz com que teleconsultas tenham tempo de espera reduzido...

9 DE MAIO DE 2024

Guarapuava integra dados municipais em plataforma única

Portal GeoGuarapuava dispensa atuação in loco para obter informações...

26 DE ABRIL DE 2024

Maringá entrega moradias para população de baixa renda

Cerca de 800 famílias foram beneficiadas com o projeto...

20 DE ABRIL DE 2024

Paranavaí transforma cena cultural do município com projetos de comunicação

O projeto tem registrado um notável aumento na participação da comunidade, com eventos...