CONFIRA O PROGRAMA BOM GESTOR PÚBLICO SOBRE ESSE PROJETO:


Cerca de 80% das pessoas beneficiadas pelo projeto de Combate da Dor Lombar Crônica no SUS apresentaram melhora após o tratamento

O município de Cruz Machado, no sudeste paranaense, criou o projeto “Pilates no Combate a Dor Lombar Crônica no SUS”, para reduzir a fila de espera por tratamento na clínica de fisioterapia da cidade, já que a demanda por esse tipo de atendimento era de cerca de 70% dos pacientes. Como a grande parte dos moradores é e trabalha na área rural, acabavam realizando muito esforço manual e, desta forma, lesionando a região lombar.

Prefeito de Cruz Machado, Euclides Pasa, recebendo o Certificado de Reconhecimento pelo Pilates no Combate a Dor Lombar Crônica no SUS

Atentos a essa demanda, a gestão do município criou o projeto em 2018, em que a espera por atendimento foi revertida em aulas de pilates para a população. As aulas têm duração de uma hora e ocorrem duas vezes por semana na Clínica Municipal de Fisioterapia. Os moradores contam com o auxílio da fisioterapeuta e de uma educadora física para fazer os movimentos corretamente. Já foram atendidas 300 pessoas da cidade, que conta com uma população de aproximadamente 20 mil habitantes.

Para que a iniciativa desse certo, a prefeitura investiu em materiais para a realização das aulas, adequou os espaços da clínica e capacitou uma fisioterapeuta para que pudesse oferecer as aulas para os moradores. Cerca de 80% das pessoas atendidas pelo projeto apresentaram melhora ao final das aulas. A medição é feita por meio de uma escala de dor, em que são perguntados aos pacientes, no início e ao final do tratamento, o quanto de dor elas sentem naquele momento.

Entre os benefícios que o projeto apresenta, além da redução de cerca de 90% na fila de espera para atendimento, estão a melhora do condicionamento físico e mental dos pacientes, a correção da postura, além do aumento da autoestima e alívio do estresse. Os bons resultados apresentados garantiram ao projeto o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2019, uma das premiações mais importantes desse segmento no Brasil.

Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados

24 DE MAIO DE 2024

Cascavel reforça empreendedorismo feminino

Suporte financeiro é dado a mulheres que desejam abrir negócio...

17 DE MAIO DE 2024

Guarapuava otimiza atendimento médico com inteligência artificial

 Plataforma SARA faz com que teleconsultas tenham tempo de espera reduzido...

9 DE MAIO DE 2024

Guarapuava integra dados municipais em plataforma única

Portal GeoGuarapuava dispensa atuação in loco para obter informações...

26 DE ABRIL DE 2024

Maringá entrega moradias para população de baixa renda

Cerca de 800 famílias foram beneficiadas com o projeto...

20 DE ABRIL DE 2024

Paranavaí transforma cena cultural do município com projetos de comunicação

O projeto tem registrado um notável aumento na participação da comunidade, com eventos...