CONFIRA O PROGRAMA BOM GESTOR PÚBLICO SOBRE ESSE PROJETO:
Primeiro Emprego do Jovem Aprendiz alia frequência escolar e formação técnica para inserir adolescentes no mercado de trabalho
Devido a uma demanda observada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o município de Mato Rico, na região Centro-Sul do Paraná, desenvolveu um projeto para oferecer formação técnica para adolescentes matriculados na rede de ensino da cidade. Na cidade, que possui pouco mais de 3500 habitantes, o Primeiro Emprego do Jovem Aprendiz atende aproximadamente 30 adolescentes, o que representa cerca de 1% da população.
Para realizar o projeto, o município firmou parceria com o Centro de Produção, o qual já era responsável por desenvolver atividades com os moradores da área rural, e transformou o ambiente em um local de capacitação, em colaboração com a Casa do Saber. As parcerias proporcionam formação e capacitação técnica aos adolescentes matriculados na rede pública de ensino, aos alunos do Curso Jovem Agricultor Aprendiz, e ainda aos próprios agricultores rurais. Os alunos têm a possibilidade de trabalhar com carteira assinada e recebem uma bolsa de R$ 350 por mês.
A iniciativa é destinada aos jovens de famílias com renda per capita de até meio salário-mínimo, que apresentam vulnerabilidade em relação ao trabalho infantil. Como o município é pequeno e grande parte dos empregos são voltados para a área rural, o projeto contribui para formação de mão de obra qualificada e inspira os jovens a permanecerem na cidade, combatendo o êxodo rural.