CONFIRA O PROGRAMA BOM GESTOR PÚBLICO SOBRE ESSE PROJETO:

 

O projeto Caminhos de Peabiru atraiu cerca de nove mil turistas às trilhas do município, gerando emprego e renda

A Prefeitura de Peabiru desenvolveu o projeto Caminhos de Peabiru para aliar o conhecimento das origens históricas do município a estratégias de fomento ao turismo e à economia. A iniciativa deve durar 10 anos para explorar todo o potencial histórico, turístico e cultural da região, investindo em atividades de lazer e na capacitação profissional dos moradores para o turismo.

A principal atividade oferecida pelo projeto é a Trilha, uma atividade cultural realizada em uma rota milenar pela qual indígenas, bandeirantes, jesuítas e colonizadores passaram na época do estabelecimento da região. Além de contemplar as riquezas naturais de Peabiru, os participantes têm acesso ao conhecimento sobre a origem da cidade.

Responsável pelo projeto Arléto Pereira Rocha e prefeito Julio Cezar Frare receberam a Menção Honrosa do PGP-PR 2018

Aos poucos, a iniciativa foi mudando o perfil da região. O projeto consolidou o sentimento de pertencimento do cidadão à sua terra, fruto do desenvolvimento da identidade cultural do município. O Caminhos de Peabiru conseguiu potencializar a geração de trabalho, renda e emprego por meio do turismo histórico, ecológico, de aventura e de experimentação.

Em 2017, cerca de três mil pessoas passaram pela trilha e 2018 registrou seis mil visitantes. O resultado dessa movimentação foi o estímulo ao comércio da região, com a ampliação e o fortalecimento de uma rede de restaurantes, hotéis e estabelecimentos de outros segmentos. Além disso, as iniciativas culturais promoveram emprego, renda e bem-estar para os cidadãos.

O orçamento do projeto é progressivo, entendendo que além dos recursos próprios, possam contar futuramente com recursos de emenda federal, parceiras e público privado. O impacto na cultura e na economia do município garantiu o Troféu do Prêmio Gestor Público Paraná 2017 e a Menção Honrosa no ano de 2018. Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados

22 DE JULHO DE 2024

Ubiratã fornece assistência a jovens em situação de extrema pobreza

Projeto municipal promove inclusão social com estímulo à cidadania e cultura...

24 DE MAIO DE 2024

Cascavel reforça empreendedorismo feminino

Suporte financeiro é dado a mulheres que desejam abrir negócio...

17 DE MAIO DE 2024

Guarapuava otimiza atendimento médico com inteligência artificial

 Plataforma SARA faz com que teleconsultas tenham tempo de espera reduzido...