CONFIRA O PROGRAMA BOM GESTOR PÚBLICO SOBRE ESSE PROJETO:

 

Os Benefícios da Educação Fiscal em Prol da Sociedade Guairaçaense possui um caráter de cidadania e participação social

Desenvolvido pelo município de Guairaçá, o projeto “Os Benefícios da Educação Fiscal em Prol da Sociedade Guairaçaense” conscientiza a população sobre a importância da emissão da nota fiscal como uma forma eficaz de reverter os recursos arrecadados para vários setores do município, estimulando a fiscalização individual de cada cidadão.

O êxito do projeto está diretamente ligado ao trabalho de base realizado com escolas, produtores rurais, empresários, público da terceira idade e gestores públicos: cerca de 70% da população do município já foi conscientizada. Uma das metas é ampliar a relação e a comunicação entre a sociedade e os órgãos públicos municipais, com justiça, transparência, honestidade e eficiência.

Responsável pelo projeto, Cathia Costa, delegado da Receita Estadual Alexandre de Souza, secretária Ana Cristina Greb, deputado estadual Jonas Guimarães, prefeito Elson Greb e secretário estadual Edgar Bueno.

O projeto foi idealizado pela Secretaria Municipal de Agricultura, já que a cidade é essencialmente agrícola. Com mais notas emitidas, há consequente aumento do repasse ao município do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) por meio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e também do Programa Nota Paraná.

O intuito é que esse montante fosse angariado para construir creches, pavimentar asfaltos, coletar lixo e pagar salários dos funcionários. A área da educação foi priorizada para a realização dos investimentos dos primeiros recursos arrecadados, de cara, cerca de 1.380 alunos foram beneficiados com a melhoria da qualidade da merenda escolar e a contratação de nutricionistas.

Como a mão de obra é das próprias funcionárias da Secretaria de Agricultura, as despesas com combustível e valores oriundos dos deslocamentos e refeições das equipes para a realização do trabalho são custeadas pela Prefeitura. Esse valor, entretanto, já está previsto no orçamento municipal e não gera adicionais. Os bons resultados da iniciativa garantiram o Troféu de Administração Tributária do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2017.

Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados

24 DE MAIO DE 2024

Cascavel reforça empreendedorismo feminino

Suporte financeiro é dado a mulheres que desejam abrir negócio...

17 DE MAIO DE 2024

Guarapuava otimiza atendimento médico com inteligência artificial

 Plataforma SARA faz com que teleconsultas tenham tempo de espera reduzido...

9 DE MAIO DE 2024

Guarapuava integra dados municipais em plataforma única

Portal GeoGuarapuava dispensa atuação in loco para obter informações...

26 DE ABRIL DE 2024

Maringá entrega moradias para população de baixa renda

Cerca de 800 famílias foram beneficiadas com o projeto...

20 DE ABRIL DE 2024

Paranavaí transforma cena cultural do município com projetos de comunicação

O projeto tem registrado um notável aumento na participação da comunidade, com eventos...