página 31A grave escassez de água potável tem afetado grandes cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, o que nos obriga a repensar a situação da água e a desenvolver projetos para o futuro. Pensando nisso, a Prefeitura Municipal de Ivaiporã criou o Programa Cultivando Água Limpa, que tem a finalidade de preservar e recuperar a mata ciliar e as minas que circundam o rio Pindaúva, principal fonte de abastecimento do município da região norte do estado. Para reconhecer o bom trabalho desenvolvido, o programa foi recompensado, em 2016, com uma Menção Honrosa, na 4ª edição do PGP-PR. Em 2015, a ação já havia sido premiada com um Troféu Prêmio Gestor Público Paraná.

Etapas

O programa começou com a readequação das principais estradas de acesso ao interior da bacia. Medida que favorece o transporte da produção agrícola da região e ainda previne erosões e assoreamentos, que prejudicam os rios e empobrecem os solos. Outra medida foi a construção de mecanismos de contenção da água das chuvas, fator que previne danos ambientais e contribui no processo produtivo das propriedades. Para aumentar a vazão dos rios e melhorar a qualidade da água, estão sendo retirados excessos de entulhos e de terra das nascentes.

Durante esse processo, árvores produzidas pelo Departamento de Meio Ambiente de Ivaiporã estão sendo plantadas para recuperar matas ciliares. Em um ano, o Programa Cultivando Água Limpa revitalizou 105 nascentes da Bacia do Rio Pindaúva e alcançou a reposição ciliar de 14 km, nas duas margens do rio. Até 2018, a meta será a recuperação das matas ciliares do curso das nascentes até o rio Pindaúva. Os proprietários rurais que aderem ao programa têm compensações financeiras que podem chegar a R$1,5 mil por ano. As receitas para o projeto são oriundas do Fundo Municipal de Meio Ambiente, e estão previstas no Plano Municipal de Saneamento Básico..

Fonte: PGP-PR

Relacionados

3 DE DEZEMBRO DE 2025

PGP-PR 2026 anuncia tema da 14ª edição: Transporte e Mobilidade Urbana

O PGP-PR tem a satisfação de apresentar o tema oficial da sua 14ª edição: Transporte...

4 DE NOVEMBRO DE 2025

Novembro Azul: saúde e prevenção também fazem parte da boa gestão pública

O Novembro Azul é o mês dedicado à conscientização sobre a saúde do homem e à...

28 DE OUTUBRO DE 2025

Dia do Servidor Público: valorização e reconhecimento

O Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro, é uma oportunidade para...

22 DE OUTUBRO DE 2025

13ª edição do Prêmio Gestor Público Paraná homenageia 46 prefeituras

Tema do Ano destaca a importância da acessibilidade e inclusão nas cidades...

16 DE OUTUBRO DE 2025

Presidentes Eleitos do Sindafep e IGPPR convidam Delegada da Receita Estadual para Cerimônia de Encerramento do PGP-PR

Os presidentes eleitos do Sindafep, Lindolfo Timm, e do IGPPR, Osmar de Araújo Gomes,...

16 DE OUTUBRO DE 2025

Diretoria do Sindafep reúne-se com Secretário da Fazenda e entrega convite para Cerimônia de Encerramento do PGP-PR

Durante o encontro, foram entregues convites para a Cerimônia de Encerramento do Prêmio...