1512gDe acordo com uma pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (USP), no mínimo 28 milhões de pessoas no Brasil têm algum familiar que é dependente químico. Já o número de pessoas que usam algum tipo de entorpecente ultrapassa 37,6 milhões. Para tratar dessa realidade, o projeto Pescô (Prevenção em Escolas e Comunidades) – Fase III – (Construção de Políticas Públicas sobre Substâncias Psicoativas (Drogas) com Foco na Prevenção) conscientiza acerca das consequências do uso de drogas em Campo Largo e em municípios vizinhos. Ganhador de Certificado de Reconhecimento em 2013 e 2014, e de um Troféu Prêmio Gestor Público Paraná em 2015, o projeto recebeu, em 2016, Menção Honrosa no IV PGP-PR.

Alcance

Criado em 2013, o Pescô já atingiu cerca de 95% de toda a rede educacional da cidade. A ação com orientações voltadas a crianças das séries iniciais do ensino fundamental resultou em uma mudança positiva na conduta dos familiares. De acordo com relatos, após as crianças chamarem a atenção, muitos pais mudaram sua postura relacionada ao uso de álcool e tabaco na presença de seus filhos menores.

Educação

Depois de um longo diagnóstico, a Secretaria Municipal de Políticas Sobre Drogas identificou inúmeras crianças que, no contexto familiar, convivem com alguém que faz uso de substâncias psicoativas. Em muitos casos, isso resulta na agressividade do menor em sala de aula. Para capacitar os profissionais da área educacional, a Secretaria desenvolveu, em conjunto com outros órgãos, planos de aula interativos. Para essa abordagem, a criação do personagem Esqueleto Cirilo, usado em vídeo e histórias em quadrinhos, foi fundamental. Em 2016, foi feita uma nova edição do gibi preventivo, além da produção de cartilhas para utilização em reuniões pedagógicas e polos de capacitação para os docentes.

Fonte: PGP-PR

Relacionados

1 DE OUTUBRO DE 2024

Outubro rosa: mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo...

30 DE SETEMBRO DE 2024

Retrospectiva: conheça os projetos premiados na categoria Tecnologia e Inovação

A cada edição, a premiação celebra projetos que impulsionam o desenvolvimento...

30 DE SETEMBRO DE 2024

Unioeste oferece pós-graduação gratuita na área de educação fiscal

O curso tem como objetivo capacitar profissionais para compreender a importância do uso...