O cuidado com a sustentabilidade não acompanhou o crescimento das cidades, com prédios, residências e grandes centros comerciais. A árvore foi trocada por construções e, à medida que a urbanização avança, a vegetação natural dos espaços costuma desaparecer. No entanto um projeto desenvolvido em Ipiranga chama a atenção para a importância da conscientização ambiental. Criado em 2013 pela Secretaria de Educação e pela Secretaria de Meio Ambiente, o projeto Ipiranga Sustentável trabalha com crianças e adolescentes em idade escolar. Em 2016, a proposta foi contemplada com um Certificado de Excelência, durante a premiação do IV PGP-PR.
ENSINO
Ensinar a criança é uma das formas de conscientizar o adulto. Por isso, são criados nas escolas grupos de alunos que ficam responsáveis por passar informações aos outros estudantes sobre atividades, palestras e ações realizadas. Desse mesmo grupo, nasce uma mini cooperativa ambiental, responsável por coordenar as atividades da equipe e escolher as melhores estratégias para administrar um sítio com recursos naturais. Portanto, durante as atividades, os alunos são esclarecidos sobre a correta utilização da água e da energia, os cuidados e o descarte de resíduos, a importância da diversidade animal, etc.
Os alunos do 1º ao 4º ano também participam. As mini cooperativas são organizadas, mas o objetivo é diferente. Os estudantes precisam arrecadar materiais recicláveis, conforme a campanha mensal de cada escola, que podem ser trocados por álbum de figurinhas. Os adolescentes não ficam de fora. O desafio para essa fase é participar de visitas técnicas, ações, campanhas que visam a análise e o controle ambiental de um dos rios da região. Quem sai ganhando com essa iniciativa é a população. O objetivo é diminuir o volume de resíduos enviados ao aterro sanitário de Ipiranga, lançar a feirinha verde, onde acontece a troca de materiais, e promover blitz de mobilizações ambientais na cidade.
Fonte: SINDAFEP