A produção de leite em Santana do Itararé teve aumento significativo nos últimos anos. Desde 2004, o PIA – Programa de Inseminação Artificial. A Mudança que Vem do Leite disponibiliza aos produtores o acesso a inseminações para seu rebanho. O PIA, além do melhoramento genético das vacas, promove capacitação ampla e contínua para os produtores. O Programa é uma parceria entre a prefeitura, os produtores e a empresa ABS Pecplan.
A prefeitura fornece botijão de sêmen, nitrogênio líquido, além de disponibilizar equipamentos e profissional capacitado para fazer as inseminações. O cuidado com o sêmen é por conta do produtor, e a ABS Pecplan fornece o produto importado dos Estados Unidos. Anualmente, cerca de quatro mil doses são utilizadas para inseminações dos rebanhos. Com a crescente adesão dos produtores ao projeto, 60 mil litros de leite foram produzidos diariamente só em 2016. Pela preocupação com o produtor leiteiro da cidade, o projeto alcançou um Troféu Prêmio Gestor Público Paraná.
Mais leite
Em 2004, a atividade leiteira era praticada por cerca de 100 pequenos produtores, o município produzia em média 5.000 litros de leite. A falta de apoio e a baixa capacitação tornavam a atividade economicamente inviável e contribuíam para o êxodo rural. Os números evidenciaram a necessidade de difundir a prática da inseminação artificial. Desde a implantação, foram distribuídas 1.600 toneladas de calcário, para a correção das pastagens e a alimentação do gado, e 30 novos resfriadores de leite.
As melhorias nas estradas rurais e o apoio na organização de cursos contribuíram para que a produção de leite no município aumentasse a cada ano. O município é referência na produção de leite de alta qualidade em pequenas propriedades rurais, e apoia 120 produtores. Atualmente, são produzidos, em média, 60 mil litros de leite por dia, com a expectativa de chegar a 100 mil litros diários até 2019.
Fonte: PGP-PR