Para estimular estudantes do ensino fundamental de Palmas, na região sudoeste do Paraná, a falar bem em público, além de escrever e ler com eficiência, o município realiza práticas pedagógicas que dão ênfase no eixo da oralidade e da escrita da língua portuguesa, por meio do incentivo à leitura. O Concurso Bem Falar, criado pelo Departamento de Educação, Esporte e Cultura de Palmas, premia e avalia alunos com práticas voltadas para a oratória, além de desenvolver sua expressão discursiva em situações formais. O projeto cria condições para que os alunos construam o próprio discurso, mostrem seu estilo de fala, expressando as ideias com objetividade, fluência e clareza. Além disso, as atividades de produção oral e escrita incentivam os participantes a ler e pesquisar. A expectativa é atender aproximadamente cinco mil alunos da rede municipal de ensino. Parceiro do projeto Palmas Desenvolvida – que tem a finalidade de melhorar o índice de educação do município –, o concurso iniciou as atividades em 2016. Já no primeiro ano, a iniciativa foi agraciada com um Troféu Prêmio Gestor Público Paraná, na 4ª edição do PGP-PR.
Incentivo à leitura
De acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, publicada em 2012 pela Fundação Pró-Livro, crianças e adolescentes estão lendo cada vez menos. Em média 5,4 livros são lidos por crianças de 5 a 10 anos em um ano, número menor do que o registrado em 2007, que era de 6,9 livros por leitores dessa faixa etária. Para melhorar os índices de qualidade nas falas, exposições e discussões, o município investe em dinâmicas para incentivar a leitura em sala de aula, com o intuito de trabalhar a capacidade de aprendizado. Além disso, o concurso realiza oficinas de redação. O professor escolhe os dois textos que se destacaram dentro do trabalho proposto e encaminha para a coordenação. Após a avaliação, os alunos são premiados com passeios e certificados.
Fonte: PGP-PR