Crianças e adolescentes de Maringá não ficam mais na arquibancada, e passam a participar ativamente do Poder Legislativo da cidade. A Câmara Municipal, por meio da Escola Legislativa, implantou o Câmara Mirim: Empoderando Crianças e Adolescentes para a Cidadania.
O projeto estimula a participação dos alunos na gestão pública, e contribui para a formação de cidadãos conscientes sobre administração do dinheiro público, com o controle do Poder Executivo local. Cada legislatura da Câmara Mirim dura um ano, com 10 sessões ordinárias. As discussões realizadas pelos vereadores mirins são encaminhadas ao Legislativo e ao Executivo municipais, como ação fiscalizadora dos atos do prefeito e com sugestões para a melhoria do bem-estar coletivo.
Em 2016, o programa recebeu a terceira legislatura, com 118 alunos, famílias e comunidade escolar que os acompanham. No total, 210 alunos, matriculados entre o 5º e o 9º ano do ensino fundamental, público e privado, já passaram pelo projeto. A iniciativa ganhou, em 2016, um Troféu Prêmio Gestor Público Paraná.
Participação política
A ideia de vereadores mirins começou em 2013. O projeto elege 15 representantes, mas as 59 crianças suplentes também podem frequentar todas as ações promovidas pela Escola Legislativa, com direito à utilização da Tribuna. As ideias são discutidas como se as crianças fossem realmente eleitas.
Para participação no programa, cerca de 23 escolas realizam visitas guiadas, com a finalidade de explicar como funciona a Casa. Em outubro, são realizadas entrevistas, nas quais a criança candidata ao cargo responde em até 3 minutos a pergunta “Por que quero ser vereador mirim?”. As entrevistas são analisadas por uma comissão julgadora. No mesmo mês, com a Sessão de Diploma- ção e Posse dos eleitos e a Eleição da Mesa Executiva iniciam-se o trabalho da nova legislatura.
Fonte: PGP-PR