Assim como a economia de muitas cidades paranaenses, a de Iporã é baseada na agricultura. Entendendo que a qualidade das estradas interfere diretamente no processo agrícola, a administração do município criou o Programa Caminhos do Campo, agraciado com Certificado de Reconhecimento no 3º PGP-PR.
A iniciativa desenvolve a elevação dos leitos das estradas, com quebra de barrancos, alargamento das vias e aplicação de cascalho, o asfaltamento de alguns trechos e, ainda, a reconstrução de pontes.
Melhorias
Antes da implementação do projeto, muitos produtores sofriam com as estradas malconservadas, e isso afetava a eficácia do escoamento da produção, especialmente nos períodos de colheita. A chuva prejudicava ainda mais as condições, uma vez que as vias ficavam intransitáveis e a passagem dos cidadãos era impedida.
Não se limitando a limpar caixas e nivelar as estradas, o Programa permitiu grande investimento na adequação das vias rurais. Impactando não somente o desenvolvimento agrícola, a iniciativa se reflete na qualidade de vida dos habitantes de Iporã, que têm sua acessibilidade garantida e com melhoras sensíveis até mesmo em dias de chuva.
Investimento
A otimização de recursos municipais, que anteriormente eram aplicados em ações que não apresentavam resultados eficientes, foi outro ponto trabalhado pelo projeto. Assim, a readequação das estradas foi efetiva e proveitosa para os habitantes da área rural.
Beneficiados
De acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura e do setor de tributação, 2.467 produtores rurais foram beneficiados com as ações do Caminhos do Campo.Indiretamente, toda a população de Iporã também foi beneficiada. Isso se deu devido à importância da atividade agrícola na economia da cidade, com aumento da produtividade.O aumento do valor cobrado em taxas de conservação das vias sem causar o descontentamento dos contribuintes indica os benefícios alcançados, pois o que é pago pelo cidadão está sendo revertido em estradas de qualidade para toda a população.
Fonte: SINDAFEP