As condições de trabalho dos professores muitas vezes colocam sua saúde em risco. Problemas como estresse excessivo, pressão sanguínea elevada, distúrbios osteoarticulares da coluna vertebral, obesidade, depressão e problemas mentais são alguns exemplos de ameaças à integridade do trabalhador em educação.
Diante desse quadro, a administração pública de Arapongas recebeu Certificado de Reconhecimento pelo projeto Saúde do Professor.
A iniciativa conta com parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e de Saúde e o Centro Municipal de Atendimento Especializado (Cemear). Distribuídos entre as 24 escolas municipais e 21 centros municipais de educação infantil, o município tem hoje mais de 900 educadores. Por meio das mudanças comportamentais estimuladas pelo projeto, esses profissionais conseguem adquirir maior qualidade laboral.
Atividades
É necessário que os professores percebam a importância de condições de trabalho saudáveis. Portanto, são realizadas diferentes ações para promover sua qualidade de vida a partir dos pilares de controle do estresse – relaxamento, alimentação, exercício físico e modificações na área cognitiva.
Com essa conscientização, as circunstâncias das atividades desenvolvidas nas escolas melhoram e, consequentemente, qualidade de saúde, bem-estar e satisfação laboral também são aperfeiçoados. A iniciativa propõe atividades individuais e em grupo para prevenir e reduzir as doenças associadas ao trabalho, além de espaços com clima participativo para expor sentimentos e dificuldades, praticar esportes e informar sobre alimentação saudável e balanceada. Mensalmente, os educadores participam de ciclos de palestras, atividades práticas e orientações específicas para o cotidiano nas escolas.
Resultados
As práticas de relaxamento, alimentação, exercício físico, modificação de hábitos, exames periódicos, entre outras ações são indicativos do impacto da conscientização na vida dos professores. Com as intervenções, a qualidade de vida dos docentes melhora, e isso acarreta benefícios indiretos a toda a comunidade escolar. A gestão de Arapongas ainda prevê a implantação gradativa do projeto para os demais profissionais da educação.
Fonte: SINDAFEP