Data foi oficializada pela Unesco, em 2011, em homenagem à primeira transmissão de um programa da Rádio das Nações Unidas, realizada em 1946, para 6 países
Desde 2011, no dia 13 de fevereiro celebramos o Dia Mundial do Rádio, data proclamada pela UNESCO em homenagem à primeira transmissão de um programa da Rádio das Nações Unidas, realizada em 1946, para 6 países. Neste ano, com o tema “Rádio e Inteligência Artificial” a comemoração abre espaço para debates sobre a influência da IA no universo radiofônico.
Nos anos 20, com o nascimento das estações de rádio comerciais, ele foi considerado o meio de comunicação mais popular do mundo. No Brasil, o cientista Roquette Pinto é o responsável pela primeira transmissão de rádio oficial do nosso país. Ela aconteceu no dia 7 de 1922, durante as celebrações do centenário da independência do Brasil, transmitindo o discurso do presidente Epitácio Pessoa.
Desde a sua invenção, o rádio passou por inúmeras transformações. Nos anos 1920 e 1930, foi considerado o principal meio de notícias e entretenimento, com programas, música e radionovelas. A chegada da televisão trouxe consigo a necessidade do rádio se reinventar, focando em música e esportes. Nas últimas décadas, com a internet e os podcasts, ganhou alcance global, provando que, mesmo com novas tecnologias, os meios de comunicação não desaparecem, eles se reinventam. Apesar das mudanças sofridas, o rádio continua a informar, entreter e conectar pessoas.
Reconhecendo a importância e relevância desse meio de comunicação, o Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) idealizou o Bom Gestor Público Paraná, programa de rádio semanal veiculado na Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP).
A cada semana, o spot de rádio apresenta entrevistas exclusivas com gestores públicos, prefeitos e beneficiários das iniciativas vencedoras do PGP-PR. Essas conversas proporcionam um panorama detalhado das ações premiadas, dos seus impactos na comunidade e dos desafios enfrentados durante sua implementação. As pílulas veiculadas pela Aerp são disponibilizadas para rádios dos 399 municípios paranaenses.
