A iniciativa reduziu significativamente o número de pacientes acamados e ampliou a autonomia funcional após o período de internação
Cuidar com empatia, promovendo o conforto e melhor qualidade de vida para pacientes que necessitam de cuidados prolongados e reabilitação funcional, são os pilares do projeto Unidade de Cuidados Prolongados (UCP), desenvolvido pelo município de Nova Tebas, localizado na região Central do Paraná. A iniciativa visa à implantação no Hospital Municipal Doutor Antonio Pietrobon, com uma estrutura física e equipe multiprofissional capacitada.
A UCP é equipada para garantir acessibilidade e um ambiente inclusivo, respeitando as necessidades específicas de cada paciente, especialmente pessoas com deficiência, idosos e pessoas com mobilidade reduzida. Ao final do período de internação, houve redução no percentual de pacientes atrofiados. 20% deixaram de ser acamados (eram 27%), 13,40% permaneceram como cadeirantes (eram 40%), 60% passaram a deambular com auxílio e 6,70% evoluíram para deambulação independente.
A Secretária Municipal de Saúde, Márcia Regina Rossi, afirma que o projeto trouxe resultados muito satisfatórios: “Nós tivemos resultados excelentes. Tivemos pacientes que, quando deram entrada na UCP, estavam acamados, com dificuldade de movimento. E, já nos quatro ou cinco primeiros dias, com o trabalho efetivo da equipe, esses pacientes começaram a ter uma movimentação melhor. Quando se tem um paciente com AVC, infelizmente, os familiares não sabem como ajudar, como estimular para que não fique atrofiado, para ajudar a voltar às atividades. A dificuldade de morar longe de um centro de atendimento, que possui fisioterapia e fonoaudiólogo, faz com que as pessoas fiquem em casa e sem estímulo. E, vindo para a UCP, os pacientes têm uma reabilitação contínua”.
Maria Aparecida Mamus afirma que, para ela e sua mãe, a experiência com o projeto foi a melhor possível: “Foi a melhor possível, está sendo, com certeza. Ter colocado a minha mãe naquele lugar maravilhoso, para mim, foi muito bom, ajudou muito na recuperação dela. Me deu um suporte muito grande, porque foi um momento em que eu já não sabia mais como cuidar dela, o que fazer. Porque quando a gente tem uma mãe ou um pai doente em casa, não sabemos como lidar. E lá, naquele lugar, para mim, foi essencial”.
Além de atender a população local e da 22ª Regional de Saúde de Ivaiporã, a UCP é referência estadual, recebendo pacientes encaminhados de todo o Paraná, garantindo acesso equitativo e integral conforme os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). O custo de implantação foi de R$ 1.800.000,00. Para a manutenção, o investimento é de R$ 900 mil.
Os bons resultados fizeram com que o projeto conquistasse a UCP foi coroada com o Troféu de 2º lugar de Saúde. O prefeito de Nova Tebas, Pedro Lourenço, comenta que o prêmio foi motivo de muita alegria. “É motivo de muita alegria participar mais uma vez do Prêmio Gestor e ter um projeto reconhecido. Um projeto importante para Nova Tebas, para a região, um projeto de acolhimento. E receber esse prêmio é motivo de muita alegria para mim e toda equipe envolvida.”
