A data foi proclamada pelo ONU em 2018
Neste dia 24 de janeiro, celebramos o oitavo Dia Internacional da Educação. A data foi proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em dezembro de 2018, e foi comemorada pela primeira vez no ano de 2019. A homenagem enfatiza a importância da educação para a construção de uma sociedade melhor, mais justa e social.
No ano passado, a 13ª edição do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) reconheceu iniciativas voltadas para à educação, que valorizam o ensino, são inclusivas, mas, principalmente, reforçam o compromisso das gestões públicas em formar cidadãos conscientes, atuantes, os quais, um dia, se tornaram adultos responsáveis e preocupados em construir um mundo melhor para as futuras gerações.
Iniciativas de educação coroadas pelo PGP-PR 2025
Sementinha da Inclusão
O projeto Sementinha da Inclusão, desenvolvido pelo município de Mercedes, no Extremo-Oeste do Paraná, promove a conscientização e naturalização das diferenças físicas, sociais, neurológicas, culturais, biológicas e étnicas. A ação beneficia diretamente 750 crianças, 400 pais e/ou responsáveis e 140 colaboradores.
Os seus impactos transcendem os 5.931 habitantes de Mercedes, porque, além da disseminação por meio das mídias sociais, tanto as crianças quanto os adultos envolvidos propagam o conhecimento adquirido nos diversos ambientes por onde passam ao longo da vida.
Legislar o futuro, cultivando lideranças
Com o objetivo de promover a educação política e criar lideranças juvenis conscientes, críticas e atuantes, o município de Maringá, localizado no Noroeste do Paraná, desenvolveu o projeto Legislar o Futuro, Cultivando Lideranças, que beneficia mais de 2 mil estudantes. O programa foi criado após a cidade identificar uma série de problemas, como a apatia da população mais jovem em relação ao espaço público e à política, a falta de conhecimento sobre o funcionamento do Estado e a ausência de espaços de escuta e participação formativa.
Libras nas Escolas
Para promover a inclusão e garantir o direito à comunicação aos estudantes surdos ou com deficiência auditiva, o município de Apucarana, no Centro Norte do Paraná, criou o projeto Libras nas Escolas. Por meio da implantação da Língua Brasileira de Sinais como disciplina obrigatória nas escolas municipais, a iniciativa beneficia diretamente alunos no Ensino Fundamental I, profissionais da educação, familiares e membros da comunidade. Entre professores e servidores, foram 250 certificações no curso de libras.
Leitura Mágica
Com o intuito de incentivar à leitura aos alunos do Ensino Fundamental I, o município de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, criou o projeto Leitura Mágica. A iniciativa beneficia mais de 15 mil estudantes. De 22 CMEIs, 36 Escolas e 2 Escolas Especiais. Por ano, são distribuídos mais de 62 mil livros.
Cada estudante recebe uma maleta com, no mínimo, quatro livros selecionados pela Secretaria Municipal de Educação, considerando a faixa etária e as habilidades da BNCC. Os volumes são explorados em sala de aula por meio de leitura compartilhada, rodas de conversa, dramatizações, reconto oral, produções escritas, jogos e projetos interdisciplinares. No final do ano letivo, eles são levados para casa, compondo a biblioteca pessoal do aluno.
Projeto Horizontes PcD – Emprego Apoiado
Para promover a inclusão de jovens e adultos com deficiência intelectual no mercado de trabalho, o município de Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, desenvolveu o Projeto Horizontes PcD – Emprego Apoiado. A iniciativa coloca jovens e adultos com deficiência intelectual, entre 16 e 51 anos, matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Pinhais (PR), no mercado de trabalho. Beneficiando 62 estudantes.
Acesso ao ensino superior: cursinho professora Sara Furquim e transporte inter universitário
Para preparar os alunos da Rede Pública Estadual de Ensino para o Enem e Vestibular, o município de Rio Branco do Sul, Região Metropolitana de Curitiba, criou o projeto Acesso ao Ensino Superior: Cursinho Professora Sara Furquim e Transporte Inter Universitário. São 100 alunos beneficiados com aulas presenciais, em plataformas de estudos online e apostilas impressas. Além disso, a cidade também oferta o transporte universitário.
Clínica Escola Juditha Paludo Zanuzzo (CETEA)
Para oferecer suporte clínico e pedagógico aos alunos diagnosticados com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), o município de Cascavel, no Oeste do Paraná, desenvolveu o projeto Clínica Escola Juditha Paludo Zanuzzo, mais conhecida como CETEA. Com atendimentos multiprofissionais, a iniciativa beneficia 82 estudantes da rede municipal de ensino, que recebem os mesmos conteúdos dos demais alunos, mas em salas de aulas adaptadas com, no máximo, três alunos.
Centro Multidisciplinar TEA
Para centralizar e qualificar os atendimentos aos alunos da Rede Municipal com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares, o município de Assis Chateaubriand, localizado no Oeste do Paraná, criou o projeto Centro Multidisciplinar TEA. Desde o início das atividades, 12 crianças apresentaram evolução significativa, oito receberam alta nos atendimentos de fonoaudiologia e quatro nos de fisioterapia, comprovando a eficácia da atuação interdisciplinar da equipe.
Educação: Consumo Consciente na Infância
Para ensinar as crianças sobre a importância do consumo responsável, o município de Maringá, no Norte do Paraná, desenvolveu o projeto Educação: Consumo Consciente na Infância. A iniciativa promove a conscientização e a formação de valores nas crianças, incentivando hábitos sustentáveis e críticos, com foco na preservação do meio ambiente, no respeito às relações sociais e na valorização do uso consciente dos recursos.
Para o avaliador do PGP-PR Luiz Carlos Macoris a educação tem papel estrutural na sociedade. “A educação tem uma importância, uma essência estrutural. Ela pega pelo básico, forma, cria personalidades e cidadãos. Na minha visão, a aplicação desses projetos na educação tem uma efetividade muito duradoura e transformadora. É como diz a frase “eduque as crianças e não será necessário punir os homens”.
Neste Dia Internacional da Educação o Prêmio Gestor Público Paraná reforça o seu compromisso em buscar reconhecer iniciativas voltadas para a educação, que se preocupem em formar seres humanos empáticos, justos, críticos e construtores de uma sociedade melhor, igualitária e unida.
