O sistema funciona 24 horas por dia e reduziu o índice de furtos e roubos de veículos para 0,9%
Para reduzir a criminalidade, o município de Campo Largo, localizado na Região Metropolitana de Curitiba, criou o programa Muralha Digital – CIOSP, que integrou sistemas de segurança pública com uma central de monitoramento e vigilância ativa que funciona 24 horas por dia, sendo uma excelente ferramenta de prevenção de crimes. Em 2016, a cidade teve 361 veículos furtados e roubados. Em 2024, foram 39 automóveis, reduzindo o índice para 0,9%.
Com equipamentos de inteligência artificial integrados, é possível identificar e monitorar pessoas e quadrilhas criminosas. Fabiano de Arruda Bianchinho, coordenador do projeto, reforça a análise propiciada pelas ferramentas: “O sistema trabalha mais na análise comportamental de veículos, temos até o jargão: o crime se desloca sob rodas. Então, a maior parte esmagadora dos crimes utiliza veículos. Seja moto, carros, caminhões”.
O delegado Thiago Teixeira, chefe do Grupo Tigre, conta que, graças ao programa, eles conseguiram localizar a menina Eloah: “A Muralha Digital é um projeto bem importante para a cidade. Porque ela traz uma sensação de segurança para a população, porque ela sabe que todos os pontos estão sendo monitorados, as entradas e saídas dos veículos, então isso acaba por coibir a criminalidade no município. No caso da menina Eloah, que havia sido sequestrada em janeiro de 2025, com o auxílio da Muralha Digital, nós conseguimos identificar o veículo que foi utilizado no crime e, consequentemente, localizar a criança e levá-la de volta para os seus pais”.
A iniciativa Muralha Digital conta com mais de 130 câmeras ao total, com alcance de até 3 km, cobrindo entradas, saídas e áreas urbanas, bem como câmeras fixas de vídeo monitoramento e câmeras do sistema de LPR (reconhecimento de placas). O custo de implantação foi de R$ 3,7 milhões. Já para a sua manutenção, o investimento é de R$ 90 mil mensais.
Os bons resultados fizeram com que o projeto conquistasse o Troféu de 1º Lugar de Tecnologia e Inovação. O prefeito de Campo Largo, Mauricio Roberto Rivabem, comenta que receber o prêmio é uma alegria muito grande. “É uma alegria muito grande, porque isso é um reconhecimento. A partir do instante que você motiva as pessoas, eles buscam ideias novas, implementam e essas ideias dão certo e são reconhecidas, quer dizer que o caminho está sendo feito de forma correta. E também que sirva de exemplo para outros. Como nós também vamos absorver esses exemplos de outras prefeituras que já deram certo para colocar na nossa cidade e melhorar a vida das pessoas”.
