130 produtores rurais da agricultura familiar são beneficiados

Com o objetivo de proporcionar atendimento técnico e reprodutivo aos pequenos produtores rurais, o município de Pérola, no Noroeste do Paraná, criou o Programa de Melhoramento Genético. Atualmente, a iniciativa beneficia 130 produtores rurais da agricultura familiar, que enxergam na prática o aumento da produtividade leiteira e da rentabilidade no campo.

A sua execução é realizada de forma contínua, com atendimento diário, inclusive aos domingos, respeitando as necessidades e o ritmo de cada propriedade. O Secretário da Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Serviços Públicos de Pérola, Luciano William Lazarin, afirma que um dos maiores benefícios do projeto é a melhora da genética. “Os principais resultados que nós obtivemos foi a melhora da genética aqui no município de Pérola. Por meio de cursos, o produtor pode entender mais o que é um melhoramento genético. Porque não adianta nada a gente chegar na propriedade, fazer a inseminação e depois não ensinar o produtor a cuidar bem da bezerra, para ela ter uma boa sanidade. E tudo isso a gente tem no programa. Eu digo que o maior benefício que nós tivemos foi o aumento da bacia leiteira do município. Quando nós assumimos, era em torno de 36 mil litros por dia. Hoje, nós ultrapassamos 50 mil litros por dia”.

O processo inicia-se com a solicitação do serviço pelo produtor, que é atendido por uma equipe técnica capacitada, composta por um médico veterinário e três técnicos agropecuários. Renata de Oliveira Proete, beneficiária do projeto, afirma que a sua experiência com o Programa de Melhoramento é maravilhosa. “Eu só tenho coisas boas pra falar do melhoramento. Antigamente, era um gado sem qualidade. Aí começou a inseminar, hoje, eu tenho bezerra pegando cria com 14 meses já. Fui campeã três vezes na feira do leite por três anos seguidos. Então, é uma experiência maravilhosa”. 

Esses resultados levaram a criação do evento Pérola + Leite, que já está em sua terceira edição. A iniciativa promove competições de ordenha e conformação animal, valorizando o trabalho dos produtores locais e aproximando a comunidade do cotidiano da produção leiteira. O custo de implantação do Programa de Melhoramento Genético foi de R$ 10.000,00. Já o investimento de manutenção é R$ 319.000,00.

Os bons resultados fizeram com que o projeto conquistasse o Troféu de 1º lugar de Desenvolvimento Econômico. A prefeita de Pérola, Valdete Carlos Oliveira Gonçalves da Cunha, afirma que é um sonho ver o projeto sendo coroado pelo Prêmio Gestor Público Paraná. “É realmente um sonho. A gente trabalhou bastante, investiu bastante. E ver o resultado, recebendo uma premiação, só comprova a qualidade dos meus técnicos, do Secretário de Agricultura, da equipe que se empenhou e conseguimos realmente fazer com que o projeto fosse algo tão relevante para os nossos produtores”.

Relacionados