O cenário econômico do município de Pérola vem atraindo muitas pessoas para o município. A ascensão da indústria de vestuário – especialmente do jeans – e da fruticultura aumentou a oportunidade de emprego.
Em 2013 e 2014, havia grande número de vagas sobrando, o que gerou processo de migração para a cidade em busca de trabalho.
Além da conquista da carteira assinada, o trabalhador migrante necessita de moradia. Diante disso, a gestão de Pérola criou o projeto Sintonia e Harmonia, Conquistando Moradia, que recebeu troféu Prêmio Gestor Público em 2015.
O objetivo do programa é atender à demanda por moradia existente na cidade, oferecendo condições dignas para os cidadãos. A construção de casas atende em especial ao público de renda familiar mensal de até R$ 1.600.
Parceria
O trabalho em conjunto entre a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Caixa Econômica Federal e Prefeitura proporcionou o fechamento do primeiro empreendimento – que conta com 129 residências e já foi entregue.
Alguns dos beneficiados cadastraram-se previamente na Cohapar, pois o processo estava aberto havia muito tempo e nada era resolvido.
Após o encerramento do primeiro negócio, uma construtora juntou-se ao trabalho e adquiriu dois lotes em Pérola, sendo responsável pela infraestrutura e pela construção das casas.
A Caixa Econômica era encarregada da aprovação do financiamento e a Secretaria Municipal de Assistência Social organizava os cadastros das famílias.
Beneficiados
Desde o início do programa, em 2013, milhares de famílias foram contempladas com moradias dignas.
Já foram entregues 129 lares no Residencial Diamante e 30 nas Casas Rurais. Deverão ser entregues mais 191 casas em março de 2016, no Residencial Topázio.
Até dezembro de 2015, existe a previsão de assinatura de empreendimento beneficiando 161 famílias no Residencial Ouro Branco.
O projeto do Residencial Rubi, com 29 casas, ainda aguarda posição de recursos federais.