Nove cidades foram premiadas na categoria
O Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) é uma das mais prestigiadas premiações do Estado, por reconhecer projetos inovadores que são promovidos por administrações municipais. Ao longo dos anos, diversos municípios destacaram-se com iniciativas que promovem o desenvolvimento sustentável, a melhoria dos serviços públicos e o bem-estar da sociedade.
Relembre os vencedores do Troféu Tema do Ano:
2013: Redescobrindo o Encantamento de Ensinar – Pinhais (Educação)
A iniciativa apoia profissionais da educação que enfrentam desafios no cotidiano de suas atividades laborais, ao fornecer ferramentas e orientações necessárias para aprimorar as suas práticas pedagógicas e enfrentar as dificuldades encontradas no exercício de suas funções.
2014: Serviço de Atenção Domiciliar de Curitiba – Curitiba (Saúde)
O projeto garante cuidados aos pacientes que necessitam de atenção domiciliar, ao promover a desinstitucionalização e aumentar a autonomia dos usuários.
2015: Projetos Parques Municipais – Clevelândia (Meio Ambiente)
A iniciativa promove o desenvolvimento sustentável, alinhando-se aos princípios fundamentais da preservação ambiental, por meio da criação de Parques Ambientais Municipais Naturais de Proteção Integral. Essas áreas naturais, que somam cerca de 5 milhões de metros quadrados, estão sendo preservadas para garantir a biodiversidade e a integridade dos ecossistemas. Os parques estão abertos para visitação orientada e são ideais para a realização de pesquisas científicas, que fomentam avanços significativos na educação ambiental e na ciência.
2016: Mutirão do Emprego – Ponta Grossa (Trabalho)
A iniciativa facilita a inserção da população no mercado de trabalho. Para superar a distância entre as empresas e a agência, o projeto estabelece parcerias que disponibilizam locais para entrevistas e contam com profissionais capacitados para fazer a triagem dos candidatos, que aproximam empregadores e trabalhadores de forma eficiente.
2017: Planejamento Ecológico do Arroio Olarias – Ponta Grossa (Saneamento Básico)
Além de melhorar o sistema de drenagem urbana, o projeto prevê a vistoria e correção de ligações irregulares de esgoto, que garantem a recuperação da bacia hidrográfica do arroio Olarias.
2018: Programa Campo Fácil – Ubiratã (Agricultura)
O projeto melhora a qualidade de vida no campo, aumenta a produtividade dos agricultores familiares, realiza o treinamento dos produtores, incentiva o cooperativismo, o combate ao êxodo rural e a aproximação entre os cultivadores e programas governamentais de incentivo à produção.
2019: Cantinho Feliz do Brasil Entre os Lados do Paraná – Ubiratã (Urbanismo)
Leva obras de urbanização, segurança e embelezamento para regiões carentes do município.
2020: Voe: Aceleradores de Negócios – Ponta Grossa (Empreendedorismo)
Auxilia os Microempreendedores Individuais no processo de crescimento e desenvolvimento do seu negócio, de maneira consistente e integrada, com foco no autoconhecimento, criatividade e inovação.
2021: 1º Concurso Cultural de Desenhos: 1º de Maio, Faça Bonito, Proteja Nossas Crianças e Adolescentes – Nova Aurora (Assistência Social)
Por meio da prática de desenhar, o projeto estimula, encoraja e dá voz às crianças e aos adolescentes que sofrem abuso sexual.
2022: Geração Distribuída de Energia Elétrica a Partir do Biogás Proveniente do Aterro Sanitário Municipal – Cascavel (Energia Sustentável)
Para promover energia limpa e renovável e gerar economia para o município de Cascavel foi criado o projeto de Geração Distribuída de Energia Elétrica a partir do Biogás Proveniente do Aterro Sanitário Municipal. Atualmente, a usina desenvolvida por essa iniciativa processa mais de 300 toneladas de resíduos por dia, que produzem entre 90 e 100 mil kilowatts-hora (kWh) diariamente.
2022: Ponta Grossa Sustentável: Transformando Resíduos em Energia – Ponta Grossa (Energia Sustentável)
Para promover o aproveitamento correto dos resíduos orgânicos, a Prefeitura de Ponta Grossa inaugurou a primeira Usina Termelétrica Pública do Brasil (UTB). O projeto utiliza a biodigestão para converter lixo orgânico em biogás. Esse biogás alimenta motogeradores que produzem energia elétrica, a qual é integrada diretamente à rede da Companhia Paranaense de Energia (Copel).
2023: Prozeis – Maringá (Moradia Sustentável)
O município de Maringá resolveu um problema crítico com o projeto ProZEIS, que garante habitação digna para a população de baixa renda. O programa, voltado para a habitação social, já entregou 2.347 casas e tem mais 1.852 em fase de planejamento.
Conheça essas e outras iniciativas em nosso Banco de Projetos!