Em 31 de março, o Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) realizou a cerimônia de lançamento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).
Auditores Fiscais e parlamentares lotaram o Plenário para prestigiar o lançamento da premiação, que visa reconhecer as boas práticas administrativas desenvolvidas nos municípios paranaenses.
"O nosso objetivo ao realizar o PGP-PR é mostrar à população o que de melhor se faz na administração pública dos municípios paranaenses. Precisamos valorizar e divulgar o que temos de bom sendo feito no estado", destaca o presidente do Sindicato, José Carlos Carvalho.
Segundo o coordenador-geral do PGP-PR, Laerzio Chiesorin Junior, a premiação vai além de encontrar e gratificar bons projetos. "Almejamos contribuir efetivamente para a disseminação de uma cultura de planejamento, estimulando a difusão de conhecimentos especializados e a sua real prática no dia a dia da administração municipal."
Neste ano, o Prêmio tem como tema Meio Ambiente: Não Temos Tempo. O Futuro é Agora, que foi pensado para incentivar as administrações municipais a implementar políticas públicas nessa área, diante da necessidade de encontrar alternativas para o desenvolvimento sustentável e realizar medidas para preservar o meio ambiente.
"Esta terceira edição será sobre o meio ambiente porque nas edições anteriores já percebemos muitos projetos desenvolvidos nessa área. Além disso, no ano passado, se encerrou o prazo para os municípios se adaptarem à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), o que amplia ainda mais a importância do tema", destaca o coordenador-geral do PGP-PR.
De acordo com a diretoria do Sindicato, o lançamento na Alep foi muito positivo, pois fez com que todos os parlamentares e a sociedade como um todo – por meio da transmissão ao vivo pela TV Sinal – tomassem conhecimento da iniciativa.
"Nós ficamos muito felizes com o lançamento do 3º PGP-PR. Com o Prêmio, o SINDAFEP dá mais uma vez a prova de que é um Sindicato cidadão, preocupado não só com a arrecadação de recursos para prover o estado, mas também com a aplicação desses valores", destaca o vice-presidente sindical do SINDAFEP, Wanderci Polaquini.
CERIMÔNIA
Diversas autoridades compuseram a mesa da cerimônia, como o presidente da Alep, Ademar Luiz Traiano; o secretário de Estado da Fazenda, Mauro Ricardo Costa; o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), Ivan Lelis Bonilha; o cônsul-geral da República do Paraguai em Curitiba, Ricardo Leopoldo Brugada Loizaga; além do presidente do SINDAFEP e do coordenador-geral do PGP-PR.
"O lançamento do Prêmio é um momento ímpar para o estado do Paraná. Essa premiação ajuda a aprimorar ainda mais a qualificação dos nossos gestores, para que eles estejam alicerçados pelo conhecimento no desenvolvimento de seus projetos", ressaltou Traiano.
Para a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), o PGP-PR contribui no desenvolvimento do estado. "Essa é uma iniciativa muito importante no sentido de estimular os servidores públicos a exercer melhor as suas atribuições, com iniciativas, determinação e capacidade. Temos inúmeros gestores e o Prêmio ajuda a identificar os que fazem boas ações", afirmou o secretário da Fazenda.
De acordo com o presidente do TCE-PR – um dos apoiadores do Prêmio –, a administração pública como um todo tende a ser beneficiada pela iniciativa do SINDAFEP. "Esse Prêmio já é consagrado publicamente. Ajudaremos a escolher projetos que possam atender aos princípios da administração pública, como a transparência, o planejamento e a execução com base em rigores técnicos. Não se pode ter uma administração pública eficiente se esta não estiver revestida desses fundamentos", destacou Bonilha.
EXPECTATIVAS
As expectativas para o 3º PGP-PR são de que ainda mais gestores participem e que todo o estado seja beneficiado com os projetos.
"O sucesso das duas primeiras edições mostra que a iniciativa do SINDAFEP é excelente, e temos certeza de que esta terceira edição será melhor ainda. A Coordenação da Receita do Estado (CRE) apoia a realização desse Prêmio, pois é um incentivo para que as administrações tenham mais transparência e façam um serviço de melhor qualidade", ressalta o diretor da CRE, José Aparecido Valencio da Silva.
Para o detentor da marca Prêmio Gestor Público, o Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do Estado do Rio Grande do Sul (Sindifisco-RS), o histórico da premiação paranaense indica o sucesso desta nova edição.
"Nossa expectativa é exitosa. Na nossa percepção, o Prêmio Gestor Público já está consolidado no Paraná e, com o tema sobre o meio ambiente, temos certeza de que projetos cada vez melhores serão apresentados", disse a coordenadora do PGP, Virginia Baldessarini Cano.
Os apoiadores do PGP-PR também destacaram suas expectativas com a premiação. "Este ano devemos ter trabalhos muito intensos para levar mais profissionalização para a área de gestão pública. Por isso temos sempre que apoiar toda e qualquer iniciativa que se propõe a reconhecer as boas práticas", afirmou a coordenadora da câmara de gestão pública do Conselho Regional de Administração do Paraná (CRA-PR), Lorena Carmen Gramms.
PRÓXIMOS PASSOS
Com o lançamento, os Auditores Fiscais que atuam como avaliadores do Prêmio realizarão visitas por todo o Paraná para conversar com os gestores, divulgando o PGP-PR e ajudando a identificar projetos que possam participar da iniciativa.
A partir de 6 de abril os gestores municipais já poderão inscrever seus projetos. Em julho serão realizadas as avaliações; e em setembro o Comitê Técnico fará a análise dos projetos para a grande cerimônia de premiação – que será realizada em novembro.
A diretoria do SINDAFEP convida todos os prefeitos paranaenses a participar da 3ª edição do PGP-PR. "Convidamos todos os municípios a inscreverem pelo menos um projeto em execução. Esse é um Prêmio que está em ascensão e só com a participação dos gestores conseguiremos disseminar cada vez mais as boas práticas pelo nosso estado", destaca o presidente da entidade.