Banco de Projetos

Certificado de Reconhecimento

Projeto de Acolhimento aos Imigrantes/Refugiados de Sarandi

Ano / Edição: 2018
Município: Sarandi
Função de Governo: Direitos da Cidadania

Administração Indireta:

Gabinete de relações Comunitárias-GRC

Diagnóstico

O Município de Sarandi a um ano atrás, recebeu a visita de dois imigrantes Haitianos, os mesmos vieram apresentar suas dificuldades ao acesso as políticas públicas municipais, por não conhecerem o idioma, apresentam dificuldades na hora de comprar alimentos, não conseguiram inserir-se no mercado de trabalho, e muito menos, desenvolvem relações interpessoais.

Descrição

Mediante a demanda e o crescimento do número de imigrantes à Sarandi, o Gabinete de Relações Comunitárias - GRC decidiu criar plano de ação para atender esta demanda, buscando apoio junto a ARAS - Associação de Reflexão e Ação social - Cáritas Diocesana da Arquidiocese de Maringá e Universidade Estadual de Maringá (UEM), através de parcerias e ajuda técnica no atendimento e acolhida aos imigrantes.

Objetivos

Gerais:

O objetivo deste projeto é fazer a integração dos imigrantes no nosso Município.

Específicos:

Oferecer educação básica e material didático, a fim de ensinar o idioma nativo por meio dos formandos do Curso de Língua Portuguesa da Universidade Estadual de Maringá.
Trabalhar a política de acolhida, oferecendo condições dignas e afetivas aos imigrantes em conjunto a ARAS Cáritas de Maringá.
Direcionando os imigrantes para o mercado de trabalho através da Agência do Trabalhador do Estado do Paraná, garantindo o acesso as políticas e as necessidades básicas.

Metas a atingir:

De abrangência do Município de Sarandi, de acordo com a Coordenação do projeto"Acolhida aos Imigrantes/Refugiados" de Sarandi, que visa atender as demandas rotatórias conforme com as necessidades Culturais, Educacionais e Ações Comunitárias desenvolvidas com todos os alunos, por meio de três turmas, classificadas como: Turma A, B e c dentro das ações investigativas e colaborativas para obter um melhor acesso as políticas públicas inclusiva.

Cronograma

Físico:

Para subsidiar o desenvolvimento do projeto, o Município juntamente com a Universidade de Maringá (UEM) estabeleceu um calendário com temas e conteúdos dentro de um prazo estipulado para cada aluno num período de 192 horas aulas, sendo duas por semana. (podendo sofrer alterações), para enriquecer a sala de aula e o projeto dos alunos.

Financeiro:

Os custos do projeto sendo o mínimo, vem sendo suprido através de doações voluntárias, sendo elas materiais didáticos fornecido por voluntários e Prefeitura, estrutura física cedida pela Entidade Assistencial Promec (Proteção ao Menor Carente de Sarandi) e acadêmicos do curso de língua portuguesa da Universidade Estadual de Maringá.

Orçamento:

Não há orçamento definido, já que toda a extensão do curso se mantém, trabalho voluntariado. O Projeto é isento de recursos financeiros governamentais, conta apenas com material de didático e estrutura física para lecionar as aulas.

Beneficiários Diretos:

Imigrantes de várias nacionalidades somando o valor de aproximadamente 150 beneficiários.

Beneficiários Indiretos:

A comunidade como um todo.

Resultados:

Tendo em vista que a duração do curso individual é de 2 anos, os resultados estão começando a surgir com alguns alunos falando o nosso idioma de forma fluente.
Dessa forma, os imigrantes possuem autonomia para se comunicar e se estruturarem em nosso país.

Anexos

Banco de Projetos