Banco de Projetos

Saúde nos Bairros

Ano / Edição: 2017
Município: Ivaiporã
Função de Governo: Saúde

Administração Indireta:

Prefeitura Municipal de Ivaiporã

Diagnóstico

Observando a realidade e dificuldades no município de Ivaiporã devido aos elevados índice de doenças relacionadas à baixa taxa de cobertura de saneamento básico, que envolvem a multiplicação e disseminação de agentes patogênicos e pragas, foi desenvolvido o programa municipal Saúde nos Bairros, que tem o intuito de melhorar a qualidade de saúde da população, atuando na prevenção e educação em saúde. O município de Ivaiporã tem como objetivo capacitar 150 profissionais das equipes de saúde, meio ambiente e educação, e 300 crianças da rede municipal, matriculadas 3º ano do ensino fundamental, para que todos sejam multiplicadores de informações. São ações que terão resultados a médio e longo prazo.

Descrição

Ivaiporã é um município, com 32,715 habitantes (IBGE, 2016), cujo IDH-M é de 0,730 (IBGE, 2010) localizado na mesorregião norte central do Paraná, à 383,8 km da capital Curitiba, Sul do Brasil. Possui 100% de cobertura de abastecimento de água, no entanto existem regiões em condições sanitárias precárias, pois apenas 14,99% de todo o município tem esgotamento sanitário (dados fornecidos pela SANEPAR). A economia do município é baseada na agricultura e comércio.
De acordo o sistema de notificação de epidemiologia do município, no ano de 2016 ocorreram 6 óbitos infantis, 602 casos de doenças diarreicas agudas, e uma notificação de surto por diarreia aguda. Neste mesmo ano, o município de Ivaiporã, foi considerado em estado de “epidemia para dengue” com 270 casos notificados e 103 casos confirmados, com um índice de infestação predial de Aedes Aegypti, de 4,1% no mês de janeiro.
Além destes dados foi iniciado um projeto em parceria com a Universidade Estadual de Londrina, no ano de 2015/2016, para identificar a prevalência de parasitas intestinais e sorológica de toxoplasmose e leptospirose em pessoas assintomáticas no município de Ivaiporã. Por meio desta parceria foi possível coletar 54 amostras de fezes, obtendo uma prevalência de 25,9% de indivíduos positivos para ao menos um parasita intestinal. Para as avaliação da toxoplasmose e leptospirose, foram coletadas 518 amostras de sangue de moradores do município de Ivaiporã, que representam 1,63% da população. A população participante apresentou uma prevalência de 71,8% (372/518) de positividade para anticorpos anti-Toxoplasma gondii, através destes dados e devido a epidemiologia da doença foi possível observar que o número de gestantes susceptíveis a toxoplasmose no município de Ivaiporã é baixo, no entanto existe uma alta a prevalência de toxoplasmose na população, significa que o ambiente é altamente contaminado e de fácil transmissão, estes, estão relacionados principalmente aos hábitos de higiene, culturais e de educação em saúde ineficiente, que envolvem a higienização inadequada das mãos, alimentos, preparo de alimentos de origem animal, cuidado específicos com os gatos. A prevalência de anticorpos anti-Leptospira foi de 2,3% (12//518), esta doença está relacionada diretamente com animais infectados com a bactéria Leptospira, em que participa do ciclo, roedores e outros animais de companhia e produção. Esta doença pode ser prevenida pela vacinação anual indicada por veterinários, além disso a doença está relacionada à ambientes com precariedade na qualidade de higiene, em que a transmissão envolve o contato direto com a bactéria, pela falta de educação em saúde, hábitos de higiene, conhecimento pela equipe de saúde por ser uma doença estigmatizada de regiões com enchentes e muito pobres.
A taxa de cobertura de saneamento básico é muito baixa, fator este que favorece a altos índices de parasitoses, outros agentes patógenos e vetores. A localidade das maiores prevalência, coincidem com as regiões de maior vulnerabilidade social e econômica de Ivaiporã. As parasitoses e os índices sorológicos da toxoplasmose e leptospirose, neste caso foram indicadores que demonstram um município que necessita de atendimento relacionado a fatores de infraestrutura sanitária, qualidade da água, hábitos de higiene, além da higiene ambiental. Estas regiões se tornaram de prioridade de investimento político sanitário e educação em saúde, pois envolvem doenças zoonóticas relacionadas a fatores higiênicos sanitárias.
Para trabalhar estas ocorrências, foi desenvolvido o programa municipal Saúde nos Bairros, com o objetivo de conscientizar sobre doenças relacionadas aos animais e ao ambiente para melhorar a situação de saúde da população, desta forma atuar preventivamente. A estratégia foi trabalhar juntamente com a Atenção Básica de Saúde, pois tem cobertura de 87,0% da população do município. O Programa Saúde nos Bairros iniciou com capacitações para as equipes municipais de saúde, educação e meio ambiente de Ivaiporã, com a finalidade de enriquecer o conhecimento das equipes e fazer com que eles desenvolvam uma visão ampla e atuar como multiplicadores de informações. É uma das formas de desenvolver ações preventivas e educação em saúde em massa.
A primeira capacitação foi sobre a toxoplasmose, em que foi convidado a equipe de atenção primária (agentes comunitários de saúde, técnicos em enfermagem, enfermeiros, farmacêuticos e médicos), para que fossem esclarecido as dúvidas sobre esta doença. As gestantes do município de Ivaiporã, além de serem orientadas pela equipe de saúde já capacitada sobre a doença, recebem um folder ilustrativo de fácil entendimento, para prevenir-se contra a toxoplasmose.
Para trabalhar os outros assuntos relacionados as doenças foi desenvolvido o Veterinário Mirim, em que foi convidado para capacitação a equipe de atenção primária de saúde (agentes comunitários de saúde e endemias), meio ambiente e professores da 3º ano do ensino fundamental, para receberem informações sobre a epidemiologia da toxoplasmose, leptospirose, leishmaniose, raiva, guarda responsável e bem estar animal. Desta forma enriquecer o conhecimento das equipes de saúde, meio ambiente e educação, para que eles repassem essas informações a população e as crianças como forma de conscientizar sobre as doenças transmitidas pelo meio ambiente e animais, por uma falha na qualidade de higiene. Este projeto tem como principal objetivo abordar a importância da higienização das mãos, sobre guarda responsável, bem estar animal e cuidados com o meio ambiente para que sejam multiplicadores destas informações, em suas áreas de trabalho, familiares e amigos. Além disso, abordar de uma forma simples sobre as zoonoses, epidemiologia e fatores relacionadas a disseminação dos agentes patogênicos entre os humanos, animais e ambiente, valorizando a Saúde Única.
O projeto é desenvolvido em parceria do departamento de saúde com a educação, meio ambiente e cultura. A maior parte dos recursos para o desenvolvimento do Saúde nos Bairros vem de parcerias principalmente com a Universidade Estadual de Londrina, que custeou todos os exames laboratoriais de fezes e sangue para sorologia, capacitações com professores doutores da UEL renomados na área. Os custos municipais são para impressão dos folders ilustrativos, cartilhas, camisetas e certificados.
Este projeto pretende abranger a maioria dos munícipes, para que juntos possamos atuar na prevenção de algumas doenças relacionadas a baixa qualidade de saneamento básico e educação em saúde existente na população.

Objetivos

Gerais:

O objetivo principal do projeto é prevenção, disseminando a educação em saúde, para reduzir doenças ligadas a fatores higiênicos sanitários.

Específicos:

Evitar que ocorra a toxoplasmose gestacional
Reduzir o número de doenças zoonóticas no município de Ivaiporã – leptospirose
Evitar a proliferação de vetores transmissores da leishmaniose e dengue.
Evitar a raiva humana – reduzindo o número de animais errantes, incentivando a adoção de animais, alertando sobre os cuidados de manejo, vacinação anual.
Cuidados com a qualidade de higienização das mãos e do ambiente (fezes) para evitar as parasitoses intestinais.

Metas a atingir:

Capacitar a equipe de saúde para que esteja apta a informar as gestantes sobre a prevenção da toxoplasmose.
Capacitar as equipes de saúde, meio ambiente e educação para que saibam sobre a existência das zoonoses, e que estas podem ser transmitidas por falha na qualidade de higiene e que condições de saneamento básico precária favorecem à disseminação delas.
Ensinar aos alunos do 3º ano do ensino fundamental entendam a importância da saúde e manipulação dos animais para cuidar da saúde humana.
Disseminar este assunto entre a comunidade de Ivaiporã.

Cronograma

Físico:

2015/2016 Ivaiporã em Ação – parceria com a UEL
12/05/2017 Lançamento do programa saúde nos bairros
13/07/2017 Capacitação toxoplasmose
25/07/2017 Palestras demonstrando o programa Saúde nos Bairros para comunidade
27/07/2017 Lançamento do concurso Veterinário Mirim
27/07/2017 Capacitação veterinário mirim
27/08/2017 Aulas veterinário mirim
04/10/2017 Finalização do concurso veterinário mirim
28/10/2017 Ivaiporã em Ação com atividades lúdicas envolvendo educação em saúde

Financeiro:

4 caixas de papel especial - convites - 50 unidades – 8,94 = 35,76
1000 Folder colorido – toxoplasmose – 541,00 = 541,00
1000 Cartilha 20 páginas Veterinário Mirim – 3,30 unidade – 3.300,00
2 banners - 71,90 = 143,80
Total - 4.020,56

Orçamento:

Caixas de papel especial - convites/certificados - 50 unidades – 8,94 = 53.64/ano x 4 = 214.56
1000 Folder colorido – toxoplasmose – 541,00 = 541,00/2 anos x 2 = 1082,00
1000 Cartilha 20 páginas Veterinário Mirim – 3,30 unidade – 3.300,00/2 anos x 2 = 6.600,00
2 banners - 71,90 = 143,80
350 Camisetas - 6,08 = 2.128,00/ano x 4 = 8.512,00
Total = 16.552,36

Beneficiários Diretos:

Profissionais de saúde, meio ambiente e educação 150
Gestantes – aproximadamente 240/ano x 4 = 960
Crianças – aproximadamente 300/ ano x 4 = 1.200
Total = 2.310

Beneficiários Indiretos:

População de Ivaiporã
Animais
Meio ambiente

Resultados:

100% das crianças matriculadas no 3º ano da rede municipal de ensino
Agentes comunitários de saúde e endemias disseminando educação em saúde para população
Profissionais do meio ambiente estarem agregando conhecimento em suas atuações com relacionadas ao meio ambiente
Mídia eletrônica levando informações sobre saúde para os internautas

Anexos

Banco de Projetos